G O V E R N A N Ç A  C O R P O R A T I V A

A governança tem como principal objetivo garantir a confiabilidade aos seus gestores, com a implementação de mecanismos que assegurem uma atuação em conformidade com as boas práticas. A CDC dispõe de um sistema de Governança que passa por um processo constante de aprimoramento, visando tornar os processos mais transparentes, confiáveis e consistentes.

A CDC, dispõe de política de integridade, programa de integridade, Código de Ética, Política de Governança, que auxilia sobre boas práticas e comportamentos esperados em todos os níveis da empresa.

ESTRUTURA DE GOVERNANÇA

Estrutura de Governança CDC.png

A CDC adota o modelo das 3 (três) linhas para operacionalizar sua estrutura.

  • 1ª Linha: É representada por todos os gestores das áreas de negócio e suporte, os quais devem assegurar a efetiva gestão de riscos e controles internos dentro do escopo das suas responsabilidades organizacionais diretas.
     

  • 2ª Linha: É representada pelas estruturas de suporte à governança, que atuam de forma consultiva junto às Coordenadorias e Órgãos Estatutários, com avaliação e prestação de contas sobre o gerenciamento dos riscos, controles internos e integridade.
     

  • 3ª Linha: É representada pelas Auditoria Interna e Comitê de Auditoria Estatutário, e tem como objetivo fornecer opiniões independentes à Alta Administração, sobre o processo de gerenciamento de riscos, a efetividade dos controles internos e a governança corporativa.

CONHEÇA A POLÍTICA DE GOVERNANÇA DA CDC

 

 

INTEGRIDADE

O Sistema de Gestão de Integridade da Companhia Docas do Ceará – CDC consiste em um conjunto de elementos interrelacionados que permite à organização gerenciar a integridade em suas atividades e dos seus colaboradores mediante o estabelecimento de políticas, objetivos e processos.

A Gestão de Integridade observa a implementação dos cinco mecanismos de combate à fraude e corrupção: prevenção, detecção, investigação, correção e monitoramento.

PREVENÇÃO

DETECÇÃO

INVESTIGAÇÃO

CORREÇÃO

MONITORAMENTO

Além da estrutura dos mecanismos indicados acima, o programa pretende, de forma transversal, observar as condições de fraude e corrupção, buscando endereçar as fragilidades institucionais, as más práticas sociais e as fragilidades humanas, e desta forma, reduzir as vulnerabilidades do sistema e influenciar positivamente no desenvolvimento de uma cultura integridade.

Para mais informações sobre Integridade, visualize os arquivos abaixo.

AUDITORIA INTERNA

A Auditoria Interna (AUDINT) vinculada direta hierarquicamente ao Conselho de Administração, com o propósito de avaliar os processos de gestão de forma autônoma, objetiva e criteriosa, visando agregar valor à organização e contribuir para melhoria e eficácia da estrutura de governança, gestão de riscos e controles internos.

Saiba mais.

 

OUVIDORIA

A Ouvidoria da CDC é o canal de comunicação entre a administração e a sociedade, atua de forma direta com a sociedade. Tem como principal atribuição o recebimento, tratamento e devolução de respostas às manifestações realizadas pelo cidadão. No âmbito da integridade, faz-se necessário que a ouvidoria atue de forma transparente, impessoal e independente para proceder com o correto tratamento e encaminhamento de denúncias e de reclamações aos órgãos competentes, sendo imprescindível a observância à proteção de identidade do denunciante.

Para acessar a ouvidoria, clique aqui.


COMISSÃO DE ÉTICA

 

A comissão de ética da CDC é uma instância consultiva que atua de forma orientativa, dirimindo dúvidas de interpretação sobre a norma e no desenvolvimento de procedimentos que fomentem a institucionalização de condutas éticas. Apura conduta em desacordo com as normas éticas pertinentes, podendo inclusive acionar a Comissão de Ética Pública para casos de suspeita de ilícitos éticos entre integrantes de órgãos estatutários.

Conheça o Código de Ética.

 

SISTEMA CORRECIONAL

 

O sistema correcional atua em atividades relacionadas à responsabilização de colaboradores frente a possíveis irregularidades de natureza administrativa.

 

GESTÃO DE RISCOS

A Gestão de riscos atua como um monitoramento de controles internos que auxiliam ao alcance dos objetivos da CDC preservando uma boa imagem e a confiança da sociedade. Esta é uma técnica que auxilia a gestão na análise de ações que envolvam riscos, sendo analisados também a probabilidade e impacto deste risco acontecer, com isto, é realizada ações para prevenir ou minimizar impacto e a probabilidade destes riscos.

Esse gerenciamento obedece às diretrizes da Política de Gestão de Riscos e às etapas previstas na Metodologia de Gestão de Riscos da CDC, que tem como objetivo assegurar que os responsáveis pela tomada de decisão, em todos os níveis da CDC, tenham acesso tempestivo a informações suficientes quanto aos riscos aos quais está exposta a instituição.

Saiba mais.