top of page

Ação interna com palestra e sorteio de brindes marca o 08 de março das colaboradoras da CDC



Datas comemorativas como o 08 de março, Dia Internacional da Mulher, procuram integrar os colaboradores da Companhia Docas do Ceará. E para homenagear as mulheres, ontem à tarde a psicóloga clínica Gabriela Hissa foi convidada para proferir uma palestra sobre “Um Guia de Autocuidado para Mulheres Ocupadas”. A abertura do evento coube à diretora-presidente da CDC, Mayhara Chaves, que pontou sobre a importância do nosso papel na sociedade, seja no trabalho, em casa e até nas atividades cotidianas.


De forma bastante descontraída, a palestrante trouxe para reflexão abordagens importantes, que muitas vezes são deixadas de lado por conta da rotina corrida da maioria das mulheres. E para que não se sentissem culpadas por dedicarem um tempo para si, Gabriela Hissa explicou que “existe uma diferença entre procrastinação e preguiça. Procrastinação está relacionada à insegurança, baixa autoestima e sentimento de culpa por se cuidar. E isso é um bloqueio para se ter um autocuidado. A preguiça é quando você retarda algo que em algum momento precisará ser feito.”


Outro ponto importante levantado pela psicóloga é de que as pessoas precisam se planejar. “Nunca comece um planejamento de uma vez. Não tente fazer um milhão de coisas em um dia porque você não vai conseguir. Você vai se sentir frustrada com seu próprio planejamento. Comece colocando poucas coisas e coisas simples, como horário de acordar, de refeição, de trabalho, de dormir e depois você acrescenta mais metas conforme você for conseguindo".


A prática de meditação ou mesmo dialogar com outras pessoas, sair um pouco da rotina, fazer algo diferente, se exercitar e encontrar algo que você goste é muito importante no processo de autocuidado. Para mostrar que não há idade para começar a olhar para si, ela citou o exemplo de uma paciente de 65 anos que começou a dançar balé. “Nunca ponha a idade como limite para algo. Não dê desculpas para não fazer algo”, ressaltou Gabriela.


As consequências das escolhas prejudicam a vida de quem quer fazer tudo só. “Eu queria deixar uma frase com vocês, que é que todo dia cabe um recomeço. No dia de hoje, que é o Dia da Mulher, pensem em como podem recomeçar algumas coisas da vida que vocês colocaram lá no cantinho, esqueceram e elas estão abandonadas”, finalizou.


A programação também contou com o sorteio de vários brindes, tendo como parceiros a operadora Multilog, Prática Eventos, Campo Ouro Verde, Beike, artistas plásticos Dias Brasil e Cristiane Arruda, Projeto Cores da Arte, Fabô, Carla Lina Bijoux e Iratuã Freitas.



bottom of page