top of page

Elaborado em 2004, Sistema de Gestão Ambiental da CDC vem passando por constantes melhorias



Comprometida com a consciência ecológica no dia a dia dos seus colaboradores, a Companhia Docas do Ceará, por meio da Coordenadoria de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CODSMS), vem apoiando diversas ações que visam a melhoria nos processos e reflitam também no cotidiano de cada um. Para que essas melhorias sejam constantes, a cada dois anos uma equipe contratada de auditores ambientais independentes confere o cumprimento da legislação pertinente, bem com as condicionantes da Licença de Operação. É avaliada ainda a conformidade dos procedimentos previstos no Manual de Gestão Ambiental da CDC elaborado em 2004, que incluem as metas e o cumprimento do Plano de Ação referente à última auditoria ambiental. Após três dias em campo nas áreas administrativa e operacional, de 18 a 20 de janeiro, o novo relatório será emitido pelos auditores até o final deste mês.


Conforme explicou o coordenador da área ambiental, Raimundo José, a adesão aos conceitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) vem se dando por meio de cursos online, a exemplo da Coleta Seletiva de Lixo, de campanhas internas e até palestras. Mesmo em meio ao cenário de pandemia que já chega a quase dois anos, preservando a saúde de todos e seguindo os protocolos sanitários, foi possível dar sequência ao plano de ações aprovado pela diretoria da companhia. “A melhoria precisa ser contínua e isso inclui, também, o cumprimento da legislação ambiental, o envio de documentos no prazo certo para os órgãos competentes e o licenciamento em dia”, reforça Raimundo José.


Cabe ressaltar, ainda, a adesão da Companhia Docas do Ceará como a primeira docas federal a aderir o Sistema Eletrônico de Informação (SEI), com uma redução significativa de impressão de papel nos novos processos. Por sua vez, o Sistema de Gestão Ambiental da CDC reúne um conjunto de procedimentos e medidas de controle de processos que, quando adequadamente aplicados, visam reduzir o impacto ambiental das atividades portuárias, alinhada à missão de desenvolver e administrar o Porto de Fortaleza, oferecendo serviços seguros e infraestruturas eficientes. Focada na gestão ambiental responsável, a companhia quer ser indutora do comércio e do desenvolvimento econômico com responsabilidade socioambiental.




bottom of page