top of page

Navio-Patrulha Oceânico "Araguari" terá visitação pública neste domingo (29) em Fortaleza

Acesso à embarcação será das 9 às 17h. Uso de máscara permanece obrigatório, seguindo recomendação da ANVISA


Foto: Marinha do Brasil | Agência Marinha de Notícias


O Navio-Patrulha (NPaOc) "Araguari", da Marinha do Brasil, estará atracado no Porto do Mucuripe (CE) neste domingo, 29 de maio, com visitação pública e gratuita das 9h às 17h. O acesso às instalações portuárias se dará através da Estação Virgílio Távora (prédio administrativo da Companhia Docas do Ceará). Para tal, faz-se necessária a obrigatoriedade do uso de máscara, seguindo recomendação da Agenda Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA.


A visitação faz parte das atividades alusivas às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil, comemorado em 2022. Pertencente ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, o navio é subordinado ao Comando do 3.º Distrito Naval.


O NPaOc "Araguari" tem como principal missão patrulhar as Águas Jurisdicionais Brasileiras na área marítima sob competência do Comando do 3.º Distrito Naval, nos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas, também englobando os Arquipélagos de Fernando de Noronha e de São Pedro e São Paulo, além da Reserva Biológica de Atol das Rocas.


Foto: Marinha do Brasil | Agência Marinha de Notícias


Fabricado no Reino Unido pela BAe Systems, atendendo ao segmento de Offshore Patrol Vessel (OPV), o navio militar possui requisitos comerciais de construção, com maiores autonomia e capacidade de permanência. Também apresenta melhor condição de apoio a embarcações e populações isoladas, se comparado os navios-patrulha atualmente operando em diversas Marinhas do mundo.


Sua capacidade de responder a operações distantes de sua base, como busca e salvamento, patrulhas e inspeções navais, combate ao contrabando, descaminho, tráfico internacional de entorpecentes e auxílio a desastres, é resultado da soma de sua grande autonomia, de realizar operações com aeronaves de asa rotativa e da atuação de suas duas lanchas rápidas tipo “Pacific 24”.



Operação Militar Brasil + França


No mesmo fim de semana, com atividades até 1.º de junho, a Marinha do Brasil (MB), junto à Marinha Nacional da França e ao Exército de Terra francês, realiza a “Operação Fortaleza”, para capacitação de militares e aumento de interoperabilidade entre as Forças Armadas. O exercício, que contribui para a política externa do País e reforça a segurança marítima no Atlântico Sul, contará com o emprego de três navios, carros anfíbios e mais de 450 militares franceses e brasileiros, ocorrendo na região costeira de Fortaleza (CE).

bottom of page