top of page

Presidente de Companhia Docas do Ceará participa de Roda de Conversa com as Mulheres da Gerdau




A trajetória profissional da engenheira Mayhara Chaves, que ocupa atualmente três cargos de liderança (diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará – CDC -, presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias – Abeph -, e presidente do Conselho Feminino do Brasil Export) foi destaque na Roda de Conversa com Mulheres, no último dia 13, no Terminal Portuário de Praia Mole, braço portuário da Gerdau em Vitória (ES). Iniciativa da produtora de aço, o programa tem como objetivo a diversidade e o incentivo de mulheres na operação portuária.


Em sua apresentação, a presidente da CDC destacou o potencial das mulheres no mercado de trabalho, que apresentou uma crescente de 2017 para cá, diferente dos homens, com leve queda na participação da força de trabalho. Agora, explicou Mayhara, quando se faz um recorte de mulheres com filhos até três anos de idade, se observa que houve queda nos empregos em 2019 (IBGE), ano em que chegaram a ocupar 54,6% das vagas. Pesquisa desse mesmo ano apontava uma diferença salarial de 22% entre as mulheres e os homens, mesmo elas possuindo uma qualificação maior.


“Em meio a tantas obrigações, em casa e no trabalho, as mulheres possuem desenvoltura e capacitação para estar onde quiserem. Então, acredito que as líderes de suas empresas têm um papel fundamental nesse processo de apoio e incentivo no crescimento profissional de outras mulheres. Fiquei muita honrada com o convite da Gerdau e, mais ainda, por saber que eles estão plantando uma sementinha no mundo todo para que essas diferenças um dia se torne coisa do passado”, ressaltou Mayhara Chaves.


Segundo o executivo de Logística e Líder de Diversidade do Porto de Praia Mole, Jerônimo Bianchi Júnior, foi enriquecedora a participação da presidente da CDC no programa Roda de Conversa com as Mulheres, com destaque para a sua desenvoltura sobre temas complexos. “Eu posso afirmar que, após a fala da engenheira Mayhara Chaves, as energias de todos os presentes no evento foram renovadas”. O bate-papo, que ocorre a cada dois meses, contou com a participação de 35 colaboradores, sendo a maioria mulheres.


A Gerdau vem atuando globalmente para aumentar a presença de colaboradoras em posições de liderança e nas suas operações, como parte de seu compromisso em promover um ambiente diverso e inclusivo, com oportunidades iguais para todos. Na operação da empresa em Vitória, o programa Roda de Conversas com Mulheres teve início no primeiro semestre deste ano, contando a trajetória profissional de colaboradoras. No segundo semestre, foi aberta a participação de convidadas externas, incluindo a Mayhara Chaves.




bottom of page