CDC publica Relatório de Gestão 2020


O Relatório de Gestão 2020 da Companhia Docas do Ceará segue a metodologia do International Integrated Reporting Council (IIRC), priorizando uma linguagem simples e clara, de maneira a facilitar a leitura e compreensão dos assuntos abordados. Esta prestação de contas, em formato cada vez mais completo e acessível à sociedade, é uma importante conquista da companhia, que busca demonstrar de forma transparente o compromisso da gestão em gerar os melhores resultados e compartilhar os desafios para a dinamização da economia do Ceará por meio do comércio exterior. O conteúdo completo já está disponível para consulta da sociedade no site institucional.


Alinhado com o Desenvolvimento Sustentável (ODS) e pautado nas diretrizes do Tribunal de Contas (TCU), o relatório apresenta os principais resultados e ações no ano de 2020, quando o Porto de Fortaleza obteve um crescimento de 12% na movimentação de cargas e ocupou a primeira colocação no ranking de terminais portuários que movimentam trigo no país. Os números são indicativos de um bom planejamento e esforços da diretoria da CDC, acompanhada pela melhoria dos indicadores operacionais e de qualidade dos serviços prestados.


Dentre as principais ações e resultados apontados estão a ampliação das capacitações ofertadas aos colaboradores; a promoção da sustentabilidade financeira da companhia; a busca pela consolidação do Porto de Fortaleza como o de maior movimentação de trigo do país; a contribuição com o comércio exterior e incentivo a parcerias privadas evidenciadas pelo andamento de processos de arrendamento e concessão de áreas da CDC, destacando o sucesso na concessão da área para indústria de beneficiamento de pescados.


Segundo a diretora-presidente Mayhara Chaves, mesmo em um ano marcado por incertezas, o prosseguimento das ações iniciadas em 2019 foi garantido com sucesso em 2020. “A movimentação do Porto de Fortaleza, que cresceu quase o triplo da média nacional e atingiu sua maior movimentação de cargas desde 2014, foi acompanhada da consolidação dos resultados financeiros e reafirma o nosso compromisso em oferecer serviços eficientes e induzir o comércio e o desenvolvimento econômico com responsabilidade.”


Em 2020, a CDC também passou pela adequação do Estatuto Social conforme Novo Estatuto Modelo de Governança, padrão da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST). O novo modelo busca promover a adoção das melhores práticas de governança corporativa e está alinhado às diretrizes da organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

58 visualizações0 comentário