O Dia Mundial do Mar foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 2008, e reforça a necessidade da conscientização e mobilização da população mundial, como um todo, em preservar o mar e os ecossistemas marinhos, além de estimular a pesca sustentável.
Em atendimento às normas ambientais, a Companhia Docas do Ceará tem mantido ações voltadas para a preservação da biodiversidade marinha.
Há poucas semanas, por exemplo, a empresa promoveu mais um serviço de monitoramento das espécies marinhas, dos sedimentos e da própria qualidade da água.
O trabalho é realizado há quatro anos e constata que as atividades econômicas desempenhadas no Porto de Fortaleza atendem aos parâmetros normativos fiscalizados pelas várias instituições ligadas à defesa do meio ambiente.
Outras ações
Em julho, a Companhia Docas do Ceará liderou uma ação de limpeza da Praia Mansa, área anexa ao Porto do Mucuripe.
Os serviços foram feitos em parceria com a CMA Terminals, Universidade Federal do Ceará e Colônia de Pescadores Z-8.
Ao todo, 50 pessoas coletaram cerca de 300 kg de lixo.
"A iniciativa foi fundamental para termos conscientizado a comunidade sobre a importância de manter nossas praias limpas e protegidas. A participação de diversos parceiros reforçou a relevância da união de esforços em prol do meio ambiente," lembrou a Coordenadora de Segurança, Meio Ambiente e Saúde da CDC, Amanda Serpa, ao comemorar a data desta quinta-feira.
Bình luận