top of page

CDC integra comitiva da Missão Portugal organizada pelo Brasil Export


A Companhia Docas do Ceará, representada pelo diretor Comercial Mário Jorge Cavalcanti, está integrando a Missão Portugal organizada pelo Brasil Export. Dirigentes de portos brasileiros e secretários do Ministério da Infraestrutura cumprem uma programação até a próxima sexta-feira (11), que inclui visitas técnicas a importantes modais internacionais como o Porto de Aveiro, Porto de Leixões, Porto de Setúbal, Porto de Lisboa e Porto de Sines. Um ponto a ser destacado, até o momento, é a integração dos portos com universidades e centros de estudos com o objetivo de superar os desafios na infraestrutura de transportes.


Agendas internacionais como essa são planejadas desde 2005 pelo Brasil Export, fórum permanente dos setores de transporte e logística do país. Após uma pausa devido à pandemia, a missão deste ano voltou a proporcionar uma rica experiência entre os participantes da comitiva brasileira. Todos foram unânimes em reconhecer a importância da tecnologia utilizada na gestão dos complexos portugueses e o formato de participação direta da comunidade portuária. Em Portugal, as indicações são feitas por diferentes áreas do governo.


Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, observou que “a Janela Única Portuária portuguesa (plataforma digital que facilita a comunicação das autoridades na liberação de cargas, por exemplo) é um caminho para obtenção de melhores resultados na logística das cargas movimentadas pelos portos portugueses”. O secretário Diogo PIloni, que também integra a comitiva, avaliou como positiva a oportunidade de conhecer o modelo de gestão dos portos portugueses. As vantagens e desvantagens do modelo de gestão pública, com foco no processo de desestatização, também esteve na pauta das reuniões com as autoridades portuguesas.




Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page