Colaboradores da Companhia Docas do Ceará participaram de uma ação de limpeza na Praia Mansa na manhã desta quinta-feira, 22, como parte da mobilização nacional da Semana do Lixo Zero. Além de contribuir com a redução de resíduos sólidos no local, cujo acesso é restrito por se tratar de uma área de expansão do Porto de Fortaleza, a ideia foi despertar em cada pessoa a importância da preservação do meio ambiente e motiva-los a ser multiplicadores em seus círculos de amizades e junto aos familiares. Em quase duas horas de ação foram recolhidos chinelo, bituca de cigarro, caixa de leite, copos descartáveis, isqueiros, garrafas PET e de vidro, sacos plásticos, canudo plástico, caranguejo e peixe (piaba) mortos, entre outros. A diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará, engenheira Mayhara Chaves, avalia como positiva a ação e parabeniza os colaboradores, já que a participação de cada um foi voluntária. “A CDC reforça, por meio da limpeza na Praia Mansa, o seu compromisso também com a sustentabilidade no seu entorno. Diante do lixo que foi encontrado e recolhido, vamos reforçar a conscientização junto aos pescadores que acessam a área, bem como as empresas que utilizam o Terminal Marítimo de Passageiros para realiação de eventos. Sabemos que o vento espalha o lixo, mas se cada um fizer a sua parte preservaremos o meio ambiente”.
Depoimentos: “É uma excelente iniciativa da Companhia Docas do Ceará em conscientizar os colaboradores. Cada um doando um pouco de si gera muito para o meio ambiente.”
Cândido Silva - Técnico na Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CODTEI)
“Estamos nos doando para o nosso meio ambiente retirando os resíduos. Quanto menos jogarmos lixos nas praias, melhor vamos usufruir delas.”
Saulo Nogueira - Biólogo e Técnico na Coordenadoria de Segurança e Meio Ambiente (CODSMS)
“Foi minha primeira experiência envolvida em uma ação tão importante para o nosso meio ambiente. Em pouco tempo recolhemos bastante resíduos. Todos nós precisamos nos doar para melhorar o nosso meio ambiente”.
Brenda Rocha - Estudante de Ciências Ambientais e estagiária na Coordenadoria de Segurança e Meio Ambiente (CODSMS)
Lixo Zero: “uma meta ética, econômica, eficiente e visionária para guiar as pessoas a mudar seus modos de vidas e práticas de forma a incentivar os ciclos naturais sustentáveis, onde todos os materiais são projetados para permitir sua recuperação e uso pós-consumo.”
Zero Waste International Alliance – ZWIA
A capital cearense também está participando da Semana Lixo Zero, que já conta neste ano com 100 cidades brasileiras nessa ação. O evento é organizado por voluntários locais em parceria com o Instituto Lixo Zero (ILZ), idealizador da iniciativa. Em 2019 foram mais de 50 ações realizadas na capital do Ceará.
Comments