O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, participou, nesta quarta-feira (27/11), do painel "Desafios e Oportunidades na Logística", na 19ª Feira Internacional de Logística - Expolog 2024, no Centro de Eventos do Ceará - feira de referência na cadeia logística do país.
O Diretor-Presidente da CDC iniciou sua participação, destacando os últimos resultados da empresa: "Estamos crescendo na movimentação e na receita, consequentemente. Posso afirmar, inclusive, que, nos últimos 12 meses, o Porto de Fortaleza cresceu mais que as médias do Nordeste e do Brasil. E alcançaremos resultado positivo no balanço deste ano, de forma sustentável”.
Ao abordar o tema dos investimentos, Lucio Gomes revelou não ter encontrado uma carteira de projetos, e que a empresa tem aplicado recursos da ordem de R$ 8 milhões em consultorias e na elaboração de projetos de engenharia: “Já temos um portfólio com cerca de 50 processos de contratações, alguns já finalizados, outros em andamento, com o objetivo de realizar manutenções e melhorias que irão preparar o Porto para o crescimento que estamos esperando”. Citou, como exemplo, o início, nos próximos dias, da obra de acesso ao Terminal Marítimo de Passageiros e as parcerias com a Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), ligada à Universidade de São Paulo (USP) e a Fundação Valenciaport, vinculada ao Porto de Valencia, na Espanha - essas duas últimas contratações irão produzir estudos nas áreas de navegabilidade/manobrabilidade/batimetria e descarbonização, respectivamente.
O Diretor-Presidente da CDC também abordou o tema da política de arrendamentos. “O atual arrendamento de 8,9 hectares, o chamado Terminal de Contêineres, mesmo feito de forma transitória, confirma o sucesso da estratégia prevista na Lei 12.815/2013 (Lei dos Portos). A arrendatária já investiu cerca de R$ 100 milhões em infraestrutura, desde o ano passado. E já incrementamos em 90% a movimentação de contêineres. Esses números devem dobrar, com o contrato definitivo a ser firmado depois da licitação da área, ano que vem, pois o espaço passará para 13,4 hectares”.
O Painel, que contou com a mediação do Gerente Comercial da Tecer Terminals, Carlos Alberto Nunes, também contou com as participações do Diretor de Operações Portuárias do Porto do Itaqui, no Maranhão, Hibernon Marinho, do Diretor-Presidente do Centro Industrial e Portuário do Pecém, Hugo Figueirêdo, do Diretor Empresarial e de Relação com o Mercado da Companhia Docas da Bahia, José Demétrius Moura e da Assessora de Comunicação Social da Companhia do Pará, Tayse Assis.
Abertura da Expolog
A solenidade de abertura ocorreu pela manhã e contou com a participação de diversas autoridades, entre elas, o Governador do Ceará, Elmano de Freitas, que enalteceu a Expolog 2024: "O evento é a oportunidade de reafirmar o compromisso de investir ainda mais na melhoria da infraestrutura para as empresas instaladas no Ceará."
Stand da CDC
O stand da Companhia Docas do Ceará está montado do lado do palco principal e, durante todo o dia, recebeu a visita de dezenas de empresários e de executivos, além do Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da Companhia Docas do Ceará, Urbano Costa Lima Filho, do Diretor de Administração e Finanças, Ivo Dias Montenegro, do Diretor Comercial, José Júnior e demais coordenadores.
Serviço
A Expolog 2024 segue até esta quinta-feira.
Comments