top of page
Porto de Fortaleza

Companhia Docas do Ceará firma parceria com Fundação Valenciaport para desenvolver plano de descarbonização para o Porto de Fortaleza



A Companhia Docas do Ceará (CDC) deu um passo importante nos temas ligados à transição energética, ao assinar contrato com a Fundación de la Comunidad Valenciana para la Investigación, Promoción y Estudios Comerciales de Valenciaport, que prestará assistência técnica à CDC no diagnóstico e avaliação das emissões de CO2 (Pegada de Carbono/Carbon Footprint) relacionadas à operação dos terminais portuários do Porto de Fortaleza (Mucuripe), bem como no desenvolvimento de um Plano de Descarbonização para a redução dessas emissões de gases de efeito estufa (GEE), de acordo com os objetivos estabelecidos pela CDC.




O plano de descarbonização


O Porto de Fortaleza recebe, por mês, uma média de 55 navios movidos a motor, o que gera emissão de dióxido de carbono (CO2).

 

O Terminal também recebe uma média de 300 caminhões por dia, na entressafra de frutas – na safra, a quantidade chega a dobrar. Além disso, uma linha ferroviária faz parte da estrutura de acesso ao Terminal.

 

O Plano de Descarbonização consiste no trabalho de consultoria que dará respostas precisas sobre a quantidade de CO2 emitida no Porto de Fortaleza. Da mesma forma, serão estudadas as ações e boas práticas possíveis de serem implementadas no Porto. Essas propostas incluirão linhas de ação estratégicas para a redução dos gases de efeito estufa (GEE) e boas práticas para sua redução.

 

“Com esse contrato, a Companhia Docas do Ceará está seguindo um planejamento baseado em práticas ESG (Ambiental, Social e Governança), com vistas a promover a sustentabilidade a longo prazo e agregar valor para todas as partes interessadas, incluindo acionistas, funcionários e sociedade em geral”, disse o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes.




Fundação Valenciaport


A Fundação Valenciaport é uma instituição vinculada à Autoridade Portuária de Valência, na Espanha, e reconhecida, internacionalmente, como organização líder nos temas de inovação e gestão aplicada a logística portuária. Desde sua criação, já desenvolveu projetos em mais de 60 países, principalmente na Europa, Ásia e América Latina. A Fundação conta com 70 profissionais, todos com alto nível de capacitação.

 

O Porto de Valência é o maior da Espanha, e um dos maiores do mundo, com 5 milhões de TEUs (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) e com movimento de 70 milhões de toneladas, por ano.






Prazos


De acordo com o contrato celebrado entre Companhia Docas do Ceará e a Fundação Valenciaport, o Plano de Descarbonização deve ser entregue em até 12 meses, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço. Antes, em até 7 meses, a Fundação deve entregar o Relatório da Pegada de Carbono do Porto.








Comments


bottom of page