Companhia Docas do Ceará participa da 1ª Assembleia Geral Itinerante de 2025 da ABEPH, em Maceió
- Porto de Fortaleza
- 29 de mar.
- 2 min de leitura

Autoridades nacionais e regionais do setor portuário reuniram-se quarta-feira e quinta-feira, 26 e 27/03, no Porto de Maceió, na capital alagoana, para participarem da 1ª Assembleia Geral Itinerante de 2025, da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH).
Durante o evento, o Presidente da instituição, Luiz Fernando Garcia, apresentou aos convidados a lista de medidas que precisam ser tomadas para que os serviços portuários sejam prestados com mais eficiência.
Nessa dinâmica, a construção de uma cultura organizacional sustentável e a necessidade da descarbonização das atividades industriais e portuárias foram os temas discutidos por mais tempo, em função da importância dos assuntos.




Participação da Companhia Docas do Ceará
A Companhia Docas do Ceará foi representada pelo Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo César Moreira de Sousa.
“Os temas abordados nesta assembleia são prioritários para a concretização de uma agenda que alie, satisfatoriamente, os interesses econômicos ao respeito às normas ambientais. É o que a Companhia Docas do Ceará tem efetivado, através das medidas administrativas, ao fomentar o desenvolvimento industrial de diferentes segmentos, em especial os de derivados de petróleo; da moagem de trigo e o de exportação de frutas, ao fato de que a iniciativa privada, que atua no Porto de Fortaleza, precisa se adequar ao nosso Plano de Descarbonização – fruto de um contrato com a Fundação ValenciaPort: ligada ao Porto de Valência, na Espanha, e uma das mais renomadas no mundo”, concluiu o Chefe de Gabinete da Presidência, Paulo César Moreira de Sousa.


Outros temas deliberados
A 1ª Assembleia Geral Itinerante de 2025 da ABEPH também foi marcada pela apresentação das ações realizadas, no ano passado, e do planejamento para este ano; a apresentação do resultado financeiro do ano passado; a eleição do Conselho Fiscal, além de deliberação de uma comitiva para tratar assuntos de interesse da instituição, junto ao Presidente da Câmara dos Deputados Federais.
Participantes
Também participaram da Assembleia: o Administrador do Porto de Maceió, Diogo Holanda; o Presidente da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN), Paulo Henrique Macêdo; a Diretora Executiva da ABEPH, Gilmara Temóteo; o representante da Agência Nacional de Transpostes Aquaviários (ANTAQ), Uirá Cavalcante Oliveira e o representante da Secretaria Nacional de Portos, Edgar Martins.

Sobre a ABEPH
Fundada em 1993, a ABEPH é uma entidade que representa os interesses das entidades portuárias e hidroviárias do Brasil e tem como principal objetivo promover o desenvolvimento sustentável e eficiente dos portos e hidrovias no país.
Dos 15 associados, 11 participaram da Assembleia.

Comments