top of page
Porto de Fortaleza

Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da ANTAQ responsável pelo registro de desempenho portuário no país



A Companhia Docas do Ceará recebeu, nesta quarta-feira (11/09), uma comitiva da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), formada pelos integrantes do setor estatístico da agência e responsável pelo registro da movimentação de cargas em todos os Portos do país.

 

Participaram do encontro, o Chefe da Unidade Regional de Fortaleza da Antaq, Roni Mello e os representantes do setor de desempenho portuário da agência: Fernando Antonio Correia Serra; Leopoldo Heitor Capelini Kirchner; Aníbal Durães de Almeida Junior e Felipe Gontijo Fonseca.

 

A Companhia Docas do Ceará foi representada pelo Assessor da Presidência, Roberto Loureiro; o Analista Portuário, Oswaldo Fontenele e o Técnico Portuário, Adriano Augusto.

 

Antaq elogiou números do Porto de Fortaleza

 

A avaliação da comitiva da Antaq sobre o Porto de Fortaleza foi considerada muito boa.

 

De acordo com o relatório gerencial da CDC, o Porto registrou crescimento em todas as operações realizadas nos 31 dias de agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. O aumento médio foi de 78,5%.

 

A variação mais expressiva foi a de granéis sólidos cereais, segmento cujo carro chefe é o trigo: 217,3%. Em números absolutos, a movimentação passou de 50.568 para 160.447 toneladas.

 

Em relação a carga geral, o aumento foi de 21,1%. Passou de 41.157 para 49.849 toneladas. E quanto aos granéis líquidos, o crescimento foi de 18,3%, passando de 196.716 para 232.775 toneladas.

 

Projeções para o fechamento do ano

 

Ainda de acordo com os números disponibilizados pelo relatório gerencial da CDC, 3 milhões, 322 mil e 629 toneladas foram movimentadas, no Porto de Fortaleza, entre janeiro a agosto deste ano. O que significa 18,35% a mais que o mesmo período de 2023.

 

Com isso, a CDC espera fechar 2024 com mais de 4 milhões e 700 mil toneladas, superando a marca do ano passado que foi de 4 milhões e 500 mil toneladas.

 

Nesta quinta-feira (12/09), Companhia Docas do Ceará e Antaq participam do 31° Encontro Nacional do Sistema de Desempenho Portuário, no Porto do Pecém.








Comentários


bottom of page