top of page

Companhia Docas do Ceará recebe Diretor-Geral da ANTAQ




O Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Eduardo Nery Machado Filho, visitou a Companhia Docas do Ceará, na última quinta-feira (15/02), quando foi recebido pelo Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes. O Diretor-Geral cumpre agenda de visitas aos diversos portos do país, principalmente aqueles com áreas incluídas no planejamento de arrendamentos e concessões, para este ano.

 

Na oportunidade, o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, falou sobre o atual momento da Companhia, destacando a positiva evolução das movimentações do Porto de Fortaleza, abordando, ainda, as dificuldades, oportunidades e perspectivas de crescimento. Lucio Gomes colocou como prioridade estratégica da empresa a inclusão na programação de leilões conduzidos pela Antaq, para este ano, do arrendamento do Terminal de Contêineres (MUC04), do Porto do Mucuripe. Essa área, hoje objeto de contrato transitório, está arrendada para uma das três maiores operadoras do planeta: “Esse leilão é vital, para nós. No ano passado, em uma área de 8,9 hectares, arrendada transitoriamente, já conseguimos superar a previsão de movimentação para 2025. O (arrendamento) definitivo passará para 13,4 hectares; havendo contrato de longo prazo, no mínimo 25 anos, os investimentos crescerão exponencialmente – esperamos algo em torno de R$ 400 milhões, cinco vezes o verificado em 2023, que nem era investimento definitivo”, disse Lucio Gomes.

 

Terminal de Passageiros

 

A Antaq, que conduz o processo do leilão do Terminal de Contêires do Porto de Fortaleza, o chamado MUC04, também promoveu, no segundo semestre do ano passado, o certame para arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP). Este processo está em fase final, para assinatura do contrato pela Companhia Docas do Ceará e consequente transferência da administração do espaço para a vencedora certame.

 

De acordo com o Diretor-Geral da Agência reguladora, Eduardo Nery, essas iniciativas fazem parte de um programa nacional, no qual, 19 licitações estão programadas para este ano. É esperada a geração de R$ 12 bilhões.

 

Participaram do encontro o Chefe da Unidade Regional de Fortaleza da Antaq, Roni Perez de Mello, o Diretor Comercial da Cia Docas, José Júnior, e o Assessor da Presidência, Roberto Loureiro.

Comments


bottom of page