top of page

Docas do Ceará reúne autoridades públicas e setor turístico para discutir temporada de cruzeiros





O Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) do Porto de Fortaleza recebe, nesta terça-feira, 28, o segundo dos nove navios de cruzeiro, da atual alta temporada – o Zaandam, de bandeira holandesa, com cerca de 1200 passageiros. Em outubro, o "National Geographic" trouxe 148 passageiros.


A temporada conta ainda com outras 7 embarcações, que chegarão até abril do próximo ano. No total, cerca de 20 mil turistas deverão desembarcar na capital cearense, pelo Terminal Marítimo de Passageiros (TMP).


Transição


A administração do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) está em fase de transição.

Em agosto deste ano, a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) conduziu um certame para a escolha de uma empresa que será responsável pela administração do equipamento.


A vencedora foi a ABA Infraestrutura e Logística, com 35 anos de mercado, e expertise de operação, nos terminais do Rio de Janeiro, Salvador e Santos.


Conforme as normas contratuais, a empresa vai apresentar um plano de trabalho nos próximos meses e somente assumirá a administração do terminal de passageiros, em meados de 2024, quando a alta estação 2023/2024 já estiver sido concluída.


Ou seja, a ABA Infraestrutura e Logística só ficará responsável pela administração do TMP, na alta estação 2024/2025.


Enquanto isso, para evitar possíveis impactos aos turistas, a Companhia Docas do Ceará está tomando todas as providências relativas a esta alta temporada, que começou em outubro último e seguirá até abril de 2024.


As medidas incluem o aluguel de equipamentos que garantam segurança e comodidade aos turistas, durante a temporada.


Recepção


Outra medida adotada pela Companhia Docas do Ceará, responsável pela administração do Porto de Fortaleza, foi organizar uma reunião, que contou com a participação de representantes de várias instituições do setor turístico, cuja agenda era garantir uma boa acolhida aos visitantes.


Estiveram no encontro os representantes das Secretarias de Turismo do Estado do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza; Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR); Autarquia de Trânsito de Fortaleza (AMC), além de representantes da iniciativa privada, como as Agências Marítimas e de Turismo e o Sindicato dos Taxistas do Ceará.





Entre as sugestões apresentadas, a Autarquia de Trânsito de Fortaleza (AMC) garantiu fluidez do trânsito nas proximidades do Terminal Marítimo de Passageiros (TMP) e durante as visitas aos pontos turísticos.


Na ocasião, o Assessor Técnico da Presidência da CDC, Roberto Loureiro, ressaltou a importância de as providências serem adotadas para a segurança dos passageiros. "Reforço que discutir os problemas é a forma mais perfeita para a gente ter um bom retorno e fazer com que a temporada 2023/2024 seja marcada pelo sucesso”, disse.


Serviço:


o Zaandam, que mede 237 metros, atracará no Pier 106. O navio tem como origem Salvador, e partirá com destino a Santarém/PA, ainda nesta terça-feira.

Comments


bottom of page