top of page

Mastologista Luiz Porto palestra na CDC no mês da prevenção ao câncer de mama

Atualizado: 21 de out. de 2021


No mês em que se intensifica os debates sobre a prevenção do câncer de mama, a Companhia Docas do Ceará convidou o renomado mastologista e coordenador do Comitê de Controle do Câncer de Mama no Ceará, médico Luiz Porto, para falar sobre este tema tão importante para os colaboradores. E não interessa apenas às mulheres, pois a doença atinge 1% do sexo masculino e, caso haja histórico de homens com câncer, as chances triplicam para as mulheres na família. Outros sinais de alerta são: idade; ingestão de bebida alcoólica; uso de tabaco; sobrepeso; dieta inadequada; falta de atividade física; e não ter filhos.


A ação que marcou o Outubro Rosa na CDC aconteceu no último dia 14 de outubro e contou também com a parceria da Câmara Municipal de Fortaleza, que disponibilizou folders educativos e adesivos relativos ao tema, além da distribuição de lacinhos cor de rosa. Luiz Porto reforçou que, após os 50 anos, as mulheres ficam mais propensas a ter câncer de mama e por isso a necessidade de realizar o exame de mamografia anualmente. Em alguns casos, a ultrassonografia da mama pode ajudar no diagnóstico, mas não substituirá a mamografia. A única exceção é para as mulheres com prótese de silicone.


“Mulheres que não têm filhos ou que tiveram após os 30 anos, transexuais que fizeram uso de hormônio feminino e mutação genética familiar também são casos que exigem atenção, pois são fatores de risco”, destacou o médico. Ao final da palestra e bem atentos aos exemplos dados por Luiz Porto, os colaboradores da Companhia Docas do Ceará fizeram várias perguntas, deixando o palestrante bastante satisfeito com o interesse pelo tema. Mantendo os protocolos da Covid-19, a exemplo do distanciamento entre as cadeiras, uso de máscaras e disponibilização de álcool em gel, o Outubro Rosa marcou a retomada das atividades de comunicação interna com o público presencial.


Em sua fala de abertura, a diretora-presidente da CDC, engenheira Mayhara Chaves, destacou a importância de abordar a prevenção do câncer de mama dentro da companhia, estimulando a conscientização sobre o tema e incentivando o público presente a buscar informações e realizar o exame de mamografia. “Essa é uma doença silenciosa e se demorarmos para fazer a prevenção, podemos descobri-la em um estágio bem avançado”, reitera Mayhara. Para os homens presentes na palestra, a presidente da companhia já adiantou que o Novembro Azul também contará com debate rico e importante para a saúde dos homens. Quanto ao convidado do Outubro Rosa, Mayhara disse que foi o nome (sobrenome) perfeito: Luiz Porto.






Comentarios


Los comentarios se han desactivado.
bottom of page