Porto de Fortaleza recebe número expressivo de visitantes, no final de semana
- Porto de Fortaleza
- 23 de mar.
- 2 min de leitura

Sentir a emoção de estar em um navio da Marinha foi um momento único para o pequeno Fernando, de 9 anos. "Era um sonho conhecer um navio. Vou contar tudo na escola", disse, com orgulho.
Com o mesmo entusiasmo, o empresário Ivo Carneiro comemorou. "Vim com a minha esposa Ana Célia e o nosso filhinho Ivo. Não víamos a hora de embarcar. Foi tudo muito organizado. Vamos voltar pra casa muito felizes", concluiu.
Número expressivo de visitantes
A visitação pública ao Navio Doca Multipropósito Bahia (G40), da Marinha do Brasil, e ao Porta Helicópteros Mistral, da Marinha da França, reuniu 3025 pessoas, no sábado (22/03) e no domingo (23/03), no Porto de Fortaleza.



O número é o maior desde a implantação do sistema de agendamento prévio, em janeiro do ano passado.
Só pra se ter uma ideia da quantidade, o total dos 3025 visitantes desse final de semana é quase a soma dos quatro navios que foram visitados, no ano passado - 3600 conheceram o Navio Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140), da Marinha do Brasil; o veleiro Juan Sebastián Elcano, da Marinha espanhola; o Navio-Escola "BRASIL" (U-27) e o Navio-Patrulha "MACAU" (P-71), da Marinha do Brasil.
Responsabilidade Social da Companhia Docas do Ceará
Os números constatam o quanto as famílias têm aproveitado a estrutura montada pela Companhia Docas do Ceará, que contou com a parceria da Capitania dos Portos do Ceará.


"Fiz o meu cadastro nos primeiros minutos, depois da liberação do site, na sexta-feira, e vim com minhas amigas do bairro Ellery. Foi muito bom", contou a estudante Cleo Costa.

Os navios
Navio Doca Multipropósito Bahia (G40)
Com 168 metros de comprimento, 23,5 metros de largura, o Navio Doca Multipropósito Bahia (G40) é o segundo maior navio da Marinha do Brasil.
A principal função é transportar tropas, veículos, helicópteros, equipamentos, munições e suprimentos para áreas de operação, além de ser utilizado em diversas missões internacionais, como a ajuda humanitária no Haiti, em 2010 e o combate à pirataria na costa da Somália, em 2013.


Porta Helicópteros Classe Mistral
Com 60 metros de altura e 200 de comprimento, a embarcação tem capacidade para transportar até 16 helicópteros, 70 veículos e 450 tropas.
Há um hospital à bordo, além de toda a infraestrutura moderna - o que permite a atuação dos militares franceses em várias missões internacionais.


Comentários