top of page

Porto de Fortaleza registra a maior movimentação de contêineres, em um único mês, dos últimos 8 anos



A Companhia Docas do Ceará acaba de registrar um número expressivo: a movimentação de contêineres, em setembro, foi a maior, dos últimos 8 anos. A comparação foi feita com o volume de circulação, nos meses de setembro, dos anos anteriores.


No total, foram 418.850,67 toneladas. “É uma movimentação significativa e muito se pode atribuir à recente safra de frutas, uma vez que o Ceará desponta neste tipo de exportação. Isso é um dado importante, o que demonstra que estamos no rumo certo para colocar o Porto de Fortaleza, cada vez mais, em posição de destaque como protagonista do desenvolvimento econômico do nosso Estado. Há poucos dias, a propósito, recebemos a certificação de atendimento de todas as exigências de segurança internacional, feitas pela Comissão Nacional de Segurança Pública nos Portos, Terminais e Vias Navegáveis. A Comissão também confirmou que nós operamos totalmente de acordo com o nosso Plano de Segurança Pública Portuária. Ou seja, são conquistas que confirmam que estamos no caminho certo”, disse o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes.

Os números foram os seguintes: Granel líquido: 164.741,80 toneladas; Granel sólido (cereais) – 125.573,88 toneladas; Granel sólido (outros) – 50.480,10 toneladas e a carga geral foi de 78.054,89 toneladas.


A movimentação de contêineres foi de 5.881 unidades e, em TEUs, o montante foi de 11.387. (5.615 cheios e 5.772 vazios).

bottom of page