top of page

CDC integra comitiva da Missão Portugal organizada pelo Brasil Export


A Companhia Docas do Ceará, representada pelo diretor Comercial Mário Jorge Cavalcanti, está integrando a Missão Portugal organizada pelo Brasil Export. Dirigentes de portos brasileiros e secretários do Ministério da Infraestrutura cumprem uma programação até a próxima sexta-feira (11), que inclui visitas técnicas a importantes modais internacionais como o Porto de Aveiro, Porto de Leixões, Porto de Setúbal, Porto de Lisboa e Porto de Sines. Um ponto a ser destacado, até o momento, é a integração dos portos com universidades e centros de estudos com o objetivo de superar os desafios na infraestrutura de transportes.


Agendas internacionais como essa são planejadas desde 2005 pelo Brasil Export, fórum permanente dos setores de transporte e logística do país. Após uma pausa devido à pandemia, a missão deste ano voltou a proporcionar uma rica experiência entre os participantes da comitiva brasileira. Todos foram unânimes em reconhecer a importância da tecnologia utilizada na gestão dos complexos portugueses e o formato de participação direta da comunidade portuária. Em Portugal, as indicações são feitas por diferentes áreas do governo.


Marcelo Sampaio, secretário-executivo do Ministério da Infraestrutura, observou que “a Janela Única Portuária portuguesa (plataforma digital que facilita a comunicação das autoridades na liberação de cargas, por exemplo) é um caminho para obtenção de melhores resultados na logística das cargas movimentadas pelos portos portugueses”. O secretário Diogo PIloni, que também integra a comitiva, avaliou como positiva a oportunidade de conhecer o modelo de gestão dos portos portugueses. As vantagens e desvantagens do modelo de gestão pública, com foco no processo de desestatização, também esteve na pauta das reuniões com as autoridades portuguesas.




bottom of page