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Dia do Ouvidor é comemorado nesta quarta-feira, 16 de março




Nesta quarta-feira, 16 de março, é comemorado o Dia do Ouvidor. Instituído pela Lei nº 16.232, de 14 de maio de 2012, cabe algumas reflexões. Qual a importância desta data? Quem conhece o trabalho da Ouvidoria? Quem acredita na Ouvidoria? O certo é que um bom atendimento é importante nesta área que faz a ponte entre a empresa e o cidadão que, por vezes, não obtém o que procura ou tem seu pedido indeferido. Mas o zelo no tratamento o deixa satisfeito. Desta forma, com respeito ao cidadão, a Companhia Docas do Ceará disponibiliza vários canais para o recebimento de sugestões, elogios, reclamações e até denúncias.

A função exercida pelos gestores de Ouvidoria requer, além dos conhecimentos inerentes ao cargo, a sensibilidade para ouvir, acolher, entender e se colocar na posição do outro. O que isso significa na gestão cotidiana de uma Ouvidoria? “O cidadão, ao procurar a Ouvidoria, tem um sentimento de insatisfação com o serviço público, está sem expectativa de solucionar o seu problema e, por diversas vezes, em situação emocional fragilizada. Nesse ambiente de inconformismo e descrença, cabe ao ouvidor prestar um atendimento humanitário, acolher o cidadão e respeitar a sua manifestação”, explica a ouvidora da CDC, Inúbia Bezerra.

“No trabalho do ouvidor muito se aplica o conceito de empatia, que exige a capacidade de compreender a dor do outro, ter interesse. A razão do nosso trabalho é o cidadão, o cliente, o colaborador da CDC, o público em geral. É importante que o gestor de ouvidoria tenha sempre a capacidade de indagar: E se fosse comigo? Como eu estaria? O que eu faria?”, complementa a ouvidora. A Ouvidoria da Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública vinculada ao Ministério de Infraestrutura, está integrada ao sistema eletrônico Fala.BR, vinculado à Ouvidoria Geral do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União, e tem a função de perceber o sentimento de satisfação do destinatário final de um serviço, buscar soluções para questões levantadas, oferecer informações gerenciais e sugestões para o aprimoramento da prestação do serviço. Este é o canal responsável por receber denúncias, realizar o registro das ocorrências e encaminhá-las ao setor responsável para saná-las.


Canais da Ouvidoria CDC


- Presencial e Cartas

Praça Amigos da Marinha, s/n, Mucuripe, Fortaleza-CE

- Urnas

Sede administrativa da CDC, Núcleo de Apoio Portuário (NAP) e Terminal Marítimo de Passageiros (TMP)

- Site

- Telefone

(85) 3266-8828

- E-mail

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