top of page

Embarque recorde de clínquer a granel é alcançado pelo Porto de Fortaleza



O Porto de Fortaleza acaba de quebrar mais um recorde. Nesta semana, foi concluído o embarque de 47.520,303 mil toneladas de clínquer a granel, que o cliente Polimix enviou para o Porto de Manaus por meio do navio MV SBI Subaru. A operação durou cerca de 72 horas, com performance líquida de embarque de 17.280,110 mil toneladas / dia. Antes, o melhor resultado de granel sólido não cereal foi registrado em março do ano passado e também de clínquer, quando foram movimentadas 46.544,937 mil toneladas. As duas operações tiveram à frente a Multlog.


Cabe ressaltar, que esse tipo de embarque requer uma atenção especial, necessitando de drafts intermediários e monitoramento constante para não ultrapassar o limite de calado permitido, que é de 11 metros.


O que é clínquer?


O clínquer é um material granular e rígido. De maneira geral, pode-se dizer que o clínquer é considerado um pó homogêneo (farinha), de diferentes matérias-primas moídas e misturadas que, quando submetido a altíssimas temperaturas, se transforma em rocha.


bottom of page