top of page

Navio-Patrulha está atracado no Porto de Fortaleza e aberto ao público nesta terça-feira

Para visitação, que segue até às 17 horas, faz-se necessária a obrigatoriedade do uso de máscara

Foto: Marinha do Brasil


Em 2022, será celebrado o bicentenário da Independência do Brasil, comemoração que vem contando com uma série de ações alusivas ao longo do ano. Dentre as atividades já programadas, o Porto de Fortaleza recebeu o Navio-Patrulha “Grajaú ”, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste (Natal/RN). O navio da Marinha está aberto ao público durante esta terça-feira (10).


Nos dias 06 e 09 de maio, o navio realizou saídas-tipo com 148 alunos da Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará (EAMCE). Os alunos, guiados pelos militares de bordo, puderam conhecer a estrutura do navio, os equipamentos de navegação e entender o emprego da embarcação, além de acompanhar de perto as fainas marinheiras e exercícios, como os de “homem ao mar” e de combate a incêndio.


O embarque visa a aproximar os alunos dos meios navais, compreendendo como será a rotina a bordo dos navios nos quais servirão após concluir o curso de formação na EAMCE.


Para a visitação de hoje, gratuita e até às 17 horas, faz-se necessária a obrigatoriedade do uso de máscara, seguindo recomendação da Anvisa. A embarcação realiza missões de socorro e salvamento marítimo, patrulha e inspeção naval na área sob jurisdição do Comando do 3.º Distrito Naval (CE, RN, PB, PE e AL).


Considerado um dos mais versáteis da Marinha do Brasil, o navio tem 46 metros de extensão. A embarcação possui duas metralhadoras de 20mm e um canhão de 40mm, sendo utilizada em operações de patrulhamento em águas territoriais e costeiras, ações de busca, combate ao tráfico de drogas, proteção de plataformas "offshore", contrabando e pesca ilegal.


Já na quarta-feira (11), ocorrerá a inauguração do monumento em homenagem ao Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. Construída na orla da Praia do Meireles, a estátua também faz parte da programação dos 200 anos da Independência do Brasil, e contará com apresentação da banda de música dos alunos da EAMCE e componentes da banda do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal/RN.


bottom of page