top of page

Porto de Fortaleza destaca, 28 de dezembro Dia da Marinha Mercante Brasileira



A Companhia Docas do Ceará (CDC) relembra a importância do Dia da Marinha Mercante Brasileira, que foi decretado pelo primeiro-ministro Tancredo Neves, em 1962, na data de nascimento do Irineu Evangelista de Souza, Visconde de Mauá, figura ímpar na história, patrono da Marinha Mercante. A data é de extrema importância pois reitera a valorização daqueles que contribuem de forma especial para o desenvolvimento de nosso país.


A principal missão da Marinha Mercante Brasileira é proteger e ser responsável essencialmente pelo transporte marítimo de pessoas e mercadorias. Em sentido lato, o transporte marítimo inclui, não só o transporte através de mar aberto, mas também através de rios, canais e lagos.

Todos os brasileiros possuem há mais de meio século, o próprio Dia da Marinha Mercante, aquele decretado no ano de 1962, em um momento delicado da história do Brasil, político-democrática, estabelecendo o 28 de dezembro, como data apropriada para reconhecer o valor daqueles que contribuem de forma diária e verdadeira para toda a movimentação em nosso país.

Viva a Marinha Mercante Brasileira!

bottom of page