top of page

Autoridades visitam Veleiro Amerigo Vespucci no Porto de Fortaleza




O Veleiro da Marinha Italiana Amérigo Vespucci, que está atracado no Porto de Fortaleza, recebeu hoje a visita da Secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado, Vilma Freire, que representou o Governador do Ceará, Elmano de Freitas e a Assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, que representou o Prefeito de Fortaleza, José Sarto.

Em duas horas, as autoridades conheceram as instalações da embarcação da Marinha Italiana, considerada a mais bela do mundo. “Trata-se de uma grande oportunidade para nós podermos ter acesso às peculiaridades de uma outra cultura, sem ter que sair daqui do Ceará”, disse a Secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado, Vilma Freire.


A Secretária acrescentou ainda que o navio-escola foi construído, em 1931 e que a chegada da embarcação ao Ceará coloca o Estado em uma posição de destaque nacional. “É um momento para nós transmitirmos os nossos valores. Portanto, estamos muito satisfeitos com essa iniciativa”, disse.

A Assessora de Assuntos Institucionais da Prefeitura de Fortaleza, Joana Nogueira, abordou os ganhos trazidos ao município com a chagada do Amerigo Vespucci. “É um evento que abre portas para a nossa cultura e para a cooperação econômica. Estamos muito orgulhosos, porque sabemos que poucas cidades do mundo tem esse privilégio”, contou.


A visita também teve a presença de jornalistas de vários os veículos de comunicação. A todos eles, o Comandante do Veleiro, Guiseppe Lai, contou o porquê do Amerigo Vespucci ter chegado a Fortaleza. “A cidade tem uma posição geográfica muito estratégica, o que nos atraiu para chegássemos ao Brasil. Daqui a alguns dias, vamos seguir viagem ao Rio de Janeiro, nossa segunda e última parada no Brasil”, contou.


A viagem pelo mundo começou em julho deste ano, com previsão de retorno para fevereiro do 2025, quando o Veleiro deverá passar por 31 portos de 28 países, em 5 continentes. No total, mais de 80 mil quilômetros serão percorridos, o suficiente para duas voltas ao redor da terra. O objetivo foi o de divulgar a cultura italiana.


O Vice-Embaixador da Itália, no Brasil, Frederico Ciattaglia acompanhou a visita e classificou a jornada como um sucesso. “Estamos promovendo pesquisas acadêmicas, através de informações que estamos coletando em todos esses países. Em todo esse tempo, percebemos, de forma muito honrada, como a nossa embarcação tem despertado a curiosidade por onde passa”, finalizou.


O Veleiro da Marinha Italiana Amerigo Vespucci, chegou, ontem (04/10), em Fortaleza, e vários eventos serão realizados até domingo (08/10). No sábado, (07/10), por exemplo, o público vai ter acesso, de forma gratuita, às instalações da embarcação, em uma visita que será realizada, de 10h30 às 17h.


A embarcação


O veleiro Amerigo Vespucci foi construído, há 93 anos e é uma referência para a Marinha Italiana, por ser a unidade mais longeva a serviço do país europeu.

Com capacidade para transportar 260 tripulantes e 200 cadetes, a embarcação tem dimensões expressivas: 100 metros de comprimento, 21 de largura e 28 de altura.


Além de ser considerada uma atração turística popular em todo o mundo, o veleiro é um navio-escola, desde 06 de junho de 1931, conforme o Consulado da Itália no Brasil.


Porto de Fortaleza, o desenvolvimento do Ceará passa por aqui.


Serviço


Visita ao público: 7 de outubro de 2023

Horário: 10h30 às 17h

Local: Prédio Administrativo da Companhia Docas do Ceará, atrás da Praça Amigos da Marinha | Porto do Mucuripe

Acesso gratuito







コメント


bottom of page