Companhia Docas do Ceará recebe o selo ESG-FIEC
- Porto de Fortaleza

- há 7 dias
- 2 min de leitura

A Companhia Docas do Ceará é a primeira empresa pública certificada com o selo ESG-FIEC, no Ceará.
A entrega foi realizada, nesta terça-feira (27/01), na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), quando o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, recebeu o selo das mãos do Presidente da instituição, Ricardo Cavalcante.
“A gente sabe que conseguir essa certificação não é uma tarefa fácil, mas a Companhia Docas do Ceará conseguiu. Estou muito feliz. Portanto, parabéns ao Diretor-Presidente, Lucio Gomes. Que sirva de exemplo para todas as outras empresas públicas”, disse o Presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante.
No discurso de agradecimento, o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, enalteceu a parceria com a FIEC, especialmente na área de capacitação de pessoas e no compartilhamento de informações, através da ferramenta Observatório da Indústria. Também elogiou o pioneirismo da Federação em instituir um núcleo especializado para as demandas ESG (meio ambiente, sociabilidade e governança corporativa), que, para chegar a certificar empresas e indústrias cearenses comprometidas com o desenvolvimento ambiental, social e econômico, também contribui para o alinhamento dos planejamentos estratégicos aos pilares ESG.
Ao falar sobre a CDC, o Diretor-Presidente agradeceu a dedicação de todos os colaboradores, especialmente os cerca de 30 que conseguiram demonstrar o atendimento dos quesitos para a certificação. O Diretor-Presidente, citando algumas ações implementadas pela atual administração da CDC, destacou que a entrega do selo ESG-FIEC valoriza a empresa e é um reconhecimento ao seu papel como contribuinte para o desenvolvimento do estado, homenagem essa que vem se somar às recentemente recebidas Prêmio Nacional de Transparência Pública, do Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília; Selo Pró-Clima, entregue pela Aliança Brasileira para Descarbonização de Portos (ABDP), em São Luis e a conquista do 1º lugar nacional na categoria Avanço IGAP (Índice de Gestão da Autoridade Portuária), na 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil, em Brasília. Este último prêmio, pela relevância, é conhecido como o “Oscar do setor portuário”.
A Companhia Docas do Ceará também já havia atingido, no ano passado, a maior nota do Índice de Desempenho Ambiental (IDA) de sua história. O IDA é apurado pela Antaq.
Rigor quanto a certificação
Para atingir os padrões de exigência, a Companhia Docas do Ceará foi avaliada, de forma criteriosa, em 74 itens ligados aos eixos do meio ambiente, sociabilidade e governança. A aprovação foi feita pela Bureau Veritas – empresa francesa, reconhecida internacionalmente em serviços de inspeção e certificação.
Outras empresas homenageadas
A BSPAR Incorporações, representada por seu fundador e ex-Presidente da FIEC, Beto Studart, foi recertificada, uma vez que já havia recebido o selo ESG-FIEC pela primeira vez, em 2024; a Tecer Terminais Portuários, cuja certificação foi entregue para o Diretor Acionista, Carlos Maia, e a empresa Linhas & Cores, representada pela Diretora Financeira, Elisa Pinto.








Comentários