O navio-escola ARA Libertad, da Marinha da Argentina, deixou o Porto de Fortaleza, nesta sexta-feira (09/08), depois de quatro dias. Durante o período, recebeu 440 visitantes.
As visitas foram organizadas pela Companhia Docas do Ceará, em parceria com as Marinhas da Argentina e do Brasil, através da Capitania dos Portos do Ceará.
Essa foi a terceira visita pública realizada no Porto de Fortaleza, depois da implantação do sistema de agendamento prévio desenvolvido pela CDC. Em janeiro, o Porto recebeu o Navio Aeródromo Multiprósito Atlântico A-140, da Marinha brasileira e, em fevereiro, foi a vez do veleiro espanhol Juan Sebastián Elcano. No total, 3841 pessoas já utilizaram a plataforma que tem garantido segurança e conforto para os visitantes.
Almoço de boas vindas
O veleiro ARA Libertad é conhecido, também, por seu papel como ‘Embaixada Flutuante’. Na terça-feira (06/08), o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, foi distinguido pelo Comandante da Fragata, Capitão Adolfo Rodrigo Ureta, pela Consul Geral da Argentina em Recife, Julieta Grande e pelo Adido Naval da Argentina no Brasil, Capitão Gonzalo Horacio Nieto, com um almoço na embarcação – um momento que simbolizou as parcerias cultural e comercial, entre Brasil e Argentina, especialmente pela importância do Porto do Mucuripe, nessa relação.
Os próximos destinos da Fragata ARA Libertad
As paradas seguintes ocorrerão em San Juan (Porto Rico), Baltimore (Estados Unidos) e Bridgetown (Barbados). Depois, voltará ao Brasil: Recife e Rio de Janeiro, até o final da expedição, em Montevidéu (Uruguai), prevista para o final de outubro, de acordo com a Marinha da Argentina.
Assista o vídeo:
Comments