Gestão da Companhia Docas do Ceará é reconhecida nacionalmente, em premiação do Ministério de Portos e Aeroportos
- Porto de Fortaleza
- há 3 dias
- 2 min de leitura

A Companhia Docas do Ceará (CDC), empresa pública federal responsável pela administração do Porto de Fortaleza, conquistou o 1º lugar nacional na categoria Avanço IGAP (Índice de Gestão da Autoridade Portuária), durante a 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil, realizada nesta quarta-feira (20/08), em Brasília. O evento, considerado o “Oscar do setor portuário”, foi promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), por meio da Secretaria Nacional de Portos (SNP).
O Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, recebeu a premiação das mãos do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e do governador do Paraná, Ratinho Júnior, convidado especial da cerimônia. O dirigente esteve acompanhado do Diretor de Administração e Finanças da CDC, Ivo Dias Montenegro.

Reconhecimento pelo avanço em gestão
O resultado consagra a CDC como a autoridade portuária que mais evoluiu em gestão entre 2024 e 2025, refletindo avanços em melhoria contínua, governança e eficiência. Trata-se de um marco para a empresa, que passou a figurar em posição de destaque no cenário portuário nacional.
Na categoria, a Companhia Docas da Paraíba ficou em segundo lugar e a Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP) em terceiro.

O que é o IGAP
O Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP) é composto por 15 indicadores, que avaliam critérios como eficiência operacional, manutenção dos acessos aquaviários, regularidade fiscal, transparência administrativa e estrutura organizacional. É o principal parâmetro de mensuração da qualidade da gestão portuária no Brasil.
Importância para a CDC
A conquista simboliza a consolidação de práticas de gestão orientadas a resultados e alinhadas às políticas públicas do setor portuário. Também reforça o compromisso da CDC com os pilares de modernização, eficiência e sustentabilidade, previstos em seu Plano Estratégico 2025-2029.
Mais do que um prêmio, o reconhecimento no IGAP representa o fortalecimento do papel estratégico da CDC para o desenvolvimento econômico e logístico do Ceará e da Região Nordeste.


Outras categorias e autoridades presentes
A 6ª edição do Prêmio Portos + Brasil também premiou as categorias:
• Ranking IGAP;
• Igualdade de Gênero;
• Crescimento da Movimentação Total – Variação Absoluta;
• Crescimento da Movimentação Total – Variação Percentual.


A solenidade contou com a presença do Secretário Nacional de Portos, Alex Sandro de Ávila; da Diretora Executiva da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), Gilmara Temóteo; do governador do Paraná, Ratinho Júnior; do Presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa; além de diversas autoridades e empresários do setor portuário.

Comments