top of page

Ministro dos Portos e Aeroportos visita o Porto de Fortaleza e firma parcerias



A Companhia Docas do Ceará, à frente, o Diretor-Presidente, Lucio Gomes, e Diretoria, recebeu, nesta quinta-feira (07/12), o Ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em visita oficial a Fortaleza.


Na sede da empresa, no Porto do Mucuripe, Lucio Gomes realizou apresentação para o Ministro e comitiva, mostrando os principais números e destacando as potencialidades do Porto de Fortaleza.



Na sequência, o Presidente da CDC, Lucio Gomes, e o Ministro Silvio Costa Filho assinaram um termo de compromisso para as próximas etapas do processo de arrendamento do Terminal Marítimo de Passageiros e entorno, destinado a movimentação de passageiros e atividades de entretenimento.




“Conforme o procedimento legal, a empresa vencedora do certame apresentará um plano de trabalho, para restauração e operação do equipamento. Posteriormente, iremos acompanhar a qualidade da prestação dos serviços aos usuários; a futura administradora assumirá a administração do TMP, até meados do próximo ano. Vale destacar que se trata de uma empresa com expertise e que já presta o mesmo serviço em outros terminais, como os do Rio de Janeiro, Salvador e Santos”, disse Lucio Gomes.





 Estiveram presentes o Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários do Ministério dos Portos e Aeroportos, Alex Ávila; a Senadora Augusta Brito; os Deputados Federais Eduardo Bismark e Júnior Mano; o Presidente do Banco do Nordeste, Paulo Câmara; o Deputado Estadual, Stuart Castro e o Secretário da Infraestrutura do Governo do Estado do Ceará, Antonio Nei.


Também participaram do encontro, pela Companhia Docas do Ceará, o Diretor de Administração e Finanças, Ivo Novais Dias Montenegro, o Diretor Comercial, José Pereira Campos Júnior e o Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Urbano Costa Lima Filho; além de diversos coordenadores.


Da sede da CDC, a comitiva saiu para conhecer as principais instalações do Porto, como os Terminais trigueiro, de contêineres e de passageiros.


Ao final, o Ministro Sílvio Costa Filho agradeceu a receptividade, enfatizou a disposição para colaborar com o crescimento do Porto de Fortaleza e, como consequência, com o desenvolvimento do Ceará, parafraseando o slogan da Companhia, que destaca a importância do Porto, para a Economia do Estado.









Em seguida, todo o grupo seguiu para o Banco do Nordeste, onde o Presidente Paulo Câmara apresentou um balanço com ações integradas fomentadas pela instituição.


A última parada da programação foi no Palácio Abolição, a sede do Governo do Ceará, onde a comitiva foi recebida pelo Governador Elmano de Freitas. Na visita institucional, o Governador reforçou a importância da parceria com o Governo Federal, e a necessidade de mais investimentos em infraestrutura, fundamentais para o crescimento econômico do Estado.





Comments


bottom of page