top of page

NPaOc “Araguari” atraca no Porto de Fortaleza




Após três dias atracado no Porto de Fortaleza, o Navio-Patrulha Oceânico Araguari (NPaOC) retorna na tarde desta segunda-feira, 31 de janeiro, para a sede em Natal. Trata-se do navio de maior porte do Nordeste brasileiro que realiza diversos tipos de missões, como evacuação, aeromédica utilizando o convoo próprio para fins de apoio logístico aos arquipélagos de São Pedro e São Paulo, que fica a mais de 550 milhas náuticas do nosso litoral, em Fernando de Noronha, além de patrulha naval. Com cerca de 110 tripulantes, o NPaOc “Araguari” está sob o comando do Capitão de Fragata, James Acâmpora Bessa Pinto.


Esse navio da Marinha do Brasil apoia por meio de missões mensais o arquipélago de São Pedro e São Paulo, tanto com pessoal como logística. Também fornece material para a utilização na estação científica, sediada no arquipélago, e a manutenção de equipamentos ali localizados. A missão mais recente foi concluída na semana passada, quando foi realizada troca de material e reparos já programados.


O navio possui 9.5m de comprimento por 13.5 de largura. Ele tem uma capacidade de se contrapor contra ameaças, principalmente de superfícies e também tem a capacidade de detecção de alvos aéreos, bem como pouso e decolagem de helicópteros a bordo utilizando o convoo à ré do navio. O NPaOc “Araguari” também possui duas lanchas Pacific 24 com capacidades de lançamento dinâmico em que não há necessidade de o navio parar para lançar a lancha. Esse lançamento facilita e agiliza todas as missões, principalmente missões de abordagens.



bottom of page