top of page

Porto de Fortaleza reforça seu papel econômico na Expolog 2023


O Porto de Fortaleza se destacou na 18ª edição da Expolog - maior feira de logística do Norte e Nordeste do país - realizada nos dias 22 e 23 de novembro, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.


Em dois dias, empresários, industriais e autoridades participaram de discussões que enfatizaram a facilidade logística e o potencial econômico do terminal, fundamental para o desenvolvimento da economia do Estado.


Localizado em área totalmente urbana, o Porto de Fortaleza conta com várias rotas de acesso para o escoamento dos produtos, a exemplo de uma ferrovia, cinco rodovias estaduais (CE-010, CE-085, CE-065, CE-060 e CE-040) e três rodovias federais (BR-222, BR-020 e BR-116).


Além dessa malha viária, o terminal ainda conta com 12 dutos utilizados para o transporte dos combustíveis, lubrificantes e outros granéis líquidos, movimentados por, em média, 25 embarcações, por mês. A quantidade representa a metade de todos os navios que atracam no terminal.


O Porto de Fortaleza é também referência nacional e internacional, na movimentação de trigo e frutas, especialmente, o melão, exportado para vários países.


Ao apresentar as potencialidades do Porto de Fortaleza na Expolog 2023, o Coordenador de Gestão e Negócios da CDC, Rinaldo Lira, enfatizou a importância do terminal. “Nós movimentamos, no ano passado, mais de 4 milhões e 300 mil toneladas em cargas para importantes portos, ao redor do mundo, como o de Rotterdam, na Holanda; Vigo, na Espanha; Le Havre, na França e Londres, na Inglaterra”, disse.





Rinaldo também fez menção aos investimentos previstos para os próximos anos. “Estamos trabalhando para contarmos com R$ 364 milhões destinados a estruturação do terminal de contêineres, com obras voltadas para pátios, drenagem, extensão de molhe, além de máquinas e equipamentos. Quanto à expectativa de movimentação de contêineres de exportação de frutas, trabalhamos com a perspectiva de promovermos a circulação de 300 mil TEUs, até 2050. Só para a gente ter uma ideia, a projeção para 2024 é promovermos a circulação de 150 mil”, finalizou.








Comments


bottom of page