Setembro: Caravana da Inovação Portuária passa em Fortaleza
- Porto de Fortaleza
- 30 de set.
- 2 min de leitura

Setembro termina com (mais) um destaque para a Companhia Docas do Ceará. A empresa pública federal, responsável pela administração do Porto de Fortaleza, recebeu a 4ª edição da Caravana da Inovação Portuária – evento promovido pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPOR), em parceria com a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e o Hub de Inovação Brasil Export.


Em dois dias, empresários ligados ao setor portuário e autoridades públicas discutiram, no Porto de Fortaleza e na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), temas relacionados à cultura da inovação; governança; infraestrutura para pesquisa e desenvolvimento; descarbonização, entre outros.

Na CDC, o Diretor-Presidente, Lucio Gomes, apresentou as potencialidades do Porto de Fortaleza e os projetos de infraestrutura portuária que estão sendo executados e/ou em desenvolvimento.


Autoridades
O encontro contou com a participação do Diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPOR, Tetsu Koike; do Diretor Comercial da CDC, José Júnior; do Diretor de Administração e Finanças, Ivo Dias Montenegro; do Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária, Urbano Filho; do Delegado da Alfândega da Receita Federal no Porto de Fortaleza, Francisco Rebouças dos Reis Júnior; do Chefe do Núcleo Especial da Polícia Marítima (NEPOM), no Porto de Fortaleza, Mário Fabrício Cunto de Oliveira e do Chefe da Unidade Regional de Fortaleza e Natal da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), Roni Perez de Mello.
CDC na FIEC
Na FIEC, o Diretor-Presidente da CDC, Lucio Gomes, discorreu sobre as ações de inovação e governança, em um painel que contou com a participação do 1º Vice-Presidente da FIEC, Carlos Prado, que representou o Presidente Ricardo Cavalcante; da Coordenadora de Atração de Negócios e Inovação Tecnológica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Márcia Noronha; do Coordenador-Geral de Gestão Portuária do MPOR, Thiago Alvarenga; do Diretor de Políticas Setoriais, Planejamento e Inovação do MPOR, Tetsu Koike; da superintendente de ESG e Inovação da ANTAQ, Cristina Castro, e da advogada Beatriz Gallotti, que representou a Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH). Em seguida, o Coordenador de Planejamento da CDC, Evandro Batista, e o Assessor da Presidência, Roberto Loureiro, também apresentaram ações de inovação no Porto de Fortaleza, em outros painéis.




Próximas edições
A 5ª edição da Caravana da Inovação Portuária será realizada, em outubro, no Rio de Janeiro e a 6ª, em Santos.
Antes de Fortaleza, os encontros já haviam sido realizados nas cidades de Recife, Salvador e São Luís.
Comentários