top of page

3ª Semana de Integridade da Santos Port Authority contou com participação da CDC



A Companhia Docas do Ceará foi convidada para participar da 3ª Semana de Integridade, na última quarta-feira (29), promovida pela Santos Port Authority. No formato online e com transmissão pelo canal do YouTube do Porto de Santos, os debates sobre este importante tema acontecem até hoje, 05 de outubro. Coube ao chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério da Infraestrutura (MInfra), Wagner Ferreira, discorrer sobre a integridade pública e seu alinhamento a valores, princípios e normas éticas no painel com o tema “A integridade começa em nós.”


Representando a CDC, a coordenadora de Controle e Planejamento, Lilian Gomes, participou da mesa redonda com representantes do Porto de Santos e da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), que é a autoridade portuária do Porto de Itaqui. Em sua apresentação, foi destacada a estrutura do Porto de Fortaleza, a arquitetura de governança da companhia, as instâncias de integridade, o Programa de Integridade e os próximos desafios a serem cumpridos.


“O programa de integridade da CDC é pautado nos mecanismos de combate à fraude, corrupção, prevenção, detecção, investigação, monitoramento e correição”, pontuou Lilian. A coordenadora também enfatizou a importância de se buscar um comprometimento da alta gestão, a estruturação da governança de integridade na companhia e o aperfeiçoamento da gestão de risco. “A integridade, juntamente com o planejamento e o monitoramento, é necessária também para que essas ações sejam efetivamente realizadas”, acrescentou.


Lílian reforçou a importância do programa anual de Integridade, uma vez que o planejamento apresenta as ações e cada um dos mecanismos possui papéis específicos, com prazos para atingir essas melhorias contínuas que são necessárias para se atingir as metas do programa.



bottom of page