top of page

Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho é celebrado na CDC com palestra


Neste 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, a Companhia Docas do Ceará reforçou os principais pontos da sua Cartilha de Segurança. A data foi marcada por palestra ministrada pelo coordenador de Segurança, Meio Ambiente e Saúde (CODSMS), Raimundo José, sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Participaram do evento, os colaboradores do Porto de Fortaleza que trabalham no administrativo (manhã) e na área operacional (tarde).


Durante a palestra pela manhã foi apresentado para os colaboradores o programa empresarial tradicional sobre a Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), além de outras propostas empresariais baseadas no QVT. Pontos importantes foram enumerados, como avaliação de riscos de saúde no trabalho, avaliação global de saúde e a promoção de cursos de capacitação e aprimoramento gratuitos.


Vale salientar que o QVT traz inúmeros benefícios para a organização, como competitividade organizacional, reconhecimento, ambiente de trabalho mais leve, maior produtividade, força de trabalho mais saudável e a redução de indicadores negativos.


À tarde, Raimundo José ressaltou a importância de manter um bom índice de satisfação, utilizando-se da vida cotidiana do trabalhador. Como exemplo, mencionou que “a qualidade de vida é um equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. Ou seja, tem que haver uma engrenagem entre as duas.”



bottom of page