top of page

Novembro Azul mobiliza campanha da CDC junto aos seus colaboradores



Logo após o Outubro Rosa, inicia-se a campanha “Novembro Azul”, alertando para a prevenção do câncer de próstata e incentivando os homens à realização do exame anualmente. Dada a importância do tema, cuja doença é responsável por 6% do total de óbitos do sexo masculino, a diretoria da Companhia Docas do Ceará (CDC) apoiou uma ação interna com a entrega de folhetos informativos disponibilizados pela Câmara Municipal de Fortaleza e pela Quality Medicina e Engenharia do Trabalho, além da distribuição de lacinhos na cor azul, antecipando, assim, o Dia Mundial da Prevenção do Câncer de Próstata (18/11).


A conscientização sobre a importância da prevenção começou em 2003, na Austrália, levando ao diagnóstico precoce de 5% da população masculina. Sabe-se que o câncer de próstata é o tumor mais comum em homens acima de 50 anos e, de acordo com a ONG britânica Cancer Care, 1,1 milhão de homens são afetados e a enfermidade provoca 307 mil mortes no mundo, todos os anos. No Brasil, esse tipo de câncer, se descoberto precocemente, possui 90% de chances de cura.


Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Mas quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. No estágio mais avançado, os sintomas vão desde dores ósseas, desconforto ao urinar até a presença de sangue na urina ou sêmen. São considerados fatores de risco o histórico familiar, obesidade e raça, pois homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.


O alerta da prevenção é constantemente abordado pela Sociedade Brasileira de Urologia, que recomenda que homens a partir de 45 anos devem procurar anualmente um urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, além da realização do exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal.


O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais incidente em homens de todas as regiões do país, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. As taxas de incidência no Brasil vêm aumentando devido ao aumento da expectativa de vida da população. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), já está comprovado que algumas atitudes ajudam a reduzir o risco de câncer e de outras doenças crônicas não-transmissíveis, dentre estas medidas, destacam-se:


- Prezar por uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais. Diminuir a gordura, principalmente as de origem animal.


- Fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física de três a cinco vezes por semana.


- Manter o seu peso ideal, evitando o sobrepeso.


- Procurar um urologista anualmente para realizar os exames preventivos: homens a partir dos 50 anos de idade (ou 45 anos se houver casos de câncer de próstata na família).



bottom of page