A organização proporcionada pelo inédito sistema de agendamento prévio, no Porto de Fortaleza, permitiu que milhares de pessoas visitassem o Navio - Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140), nau Capitania da Esquadra Brasileira e maior navio de guerra da Marinha do Brasil, com conforto, tranquilidade e segurança, neste domingo (21/01). "Cheguei com apenas quinze minutos de antecedência e fiquei menos de um minuto na fila para entrar", disse a dona de casa Francisca Lopes, moradora do bairro Montese, em Fortaleza.
O sistema contou com o trabalho de mais de 40 pessoas, entre colaboradores da CDC e Militares da Marinha. "Estou muito feliz por não ter ficado nenhum minuto sequer no sol. Valeu muito a pena ter feito o agendamento pelo site da Companhia Docas do Ceará", disse a funcionária pública Erica Carvalho.
O sistema vai continuar sendo utilizado, e aprimorado, segundo o Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes. "Esta primeira experiência foi muito exitosa, já que alcançamos o nosso objetivo de propiciar um tratamento adequado, com segurança e um mínimo de conforto, aos nossos visitantes. Com isso, o Porto de Fortaleza se credencia a promover mais eventos, até maiores que este, cumprindo com sua função social, como Porto-Cidade", disse. A Companhia Docas também colocou à disposição dos visitantes e tripulação da Marinha 4 confortáveis ônibus.
O relacionamento estreito entre a CDC e a Marinha foi mencionado pelo Capitão dos Portos do Ceará, o Capitão de Mar e Guerra, Bruno Emilião Pinto. “A iniciativa conjunta da Capitania dos Portos do Ceará e da Companhia Docas do Ceará de criar o pré-cadastramento para a visitação pública aos navios da Marinha do Brasil visa proporcionar um maior conforto para a população cearense que deseja participar desse evento. Estamos conseguindo receber as pessoas sem criar filas e transportá-las de ônibus até os navios. O feedback dos visitantes foi muito positivo", disse o Capitão dos Portos do Ceará, o Capitão de Mar e Guerra, Bruno Emilião Pinto.
O dia de visitação
O domingo também estava reservado para a visitação da Fragata Liberal (F 43). Porém, o mar estava bastante agitado, e a Marinha, por precaução, decidiu direcionar as famílias apenas para o Navio - Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140).
O Navio - Aeródromo Multipropósito Atlântico (A 140)
Com 208 metros de comprimento, trinta e cinco de largura e quinze andares, o navio, com capacidade para comportar 16 tanques e helicópteros, foi construído pela Marinha britânica, em 1998.
Em 2018, a embarcação foi comprada pela Marinha brasileira e, desde então, tem sido utilizada em missões diplomáticas, como a que está sendo realizada, no Porto de Fortaleza.
Veja agora como foi a visitação
Serviço
O navio deixa Fortaleza, nessa segunda-feira (22/01) e parte para Salvador, com previsão de chegada na sexta-feira (26/01).
Comments