O Chefe de Gabinete da Presidência da Companhia Docas do Ceará, Paulo César Moreira de Sousa, recebeu, na última quarta-feira (28/08), o Oficial de Ligação de Segurança Portuária Internacional da Guarda Costeira dos Estados Unidos, Mattew Arnold e o Tenente Comandante da Guarda Costeira americana, Daniel Librando. Na oportunidade, os oficiais conheceram as medidas administrativas que a Companhia Docas do Ceará está implementando, com o objetivo de reforçar a segurança do porto, destacando-se um novo sistema de CFTV e o incremento (quase triplicando) do contigente da Guarda Portuária, através de concurso público.
Também participaram, pela CDC, o Assessor da Presidência, Roberto Loureiro e o Coordenador da Guarda Portuária, Firmino Forte.
Aos executivos da CDC, os militares norte-americanos explicaram que estão realizando visitas institucionais em alguns portos brasileiros, com o objetivo de mensurar as políticas de segurança que estão sendo efetivadas.
Os militares também reforçaram que a Guarda Costeira dos Estados Unidos desempenha um papel fundamental na segurança e proteção das fronteiras marítimas do país, a partir dos serviços de prevenção de atividades ilegais, como o tráfico de drogas e a imigração clandestina, além de responder a emergências no mar e preservar ecossistemas costeiros.
Comments