Companhia Docas do Ceará recebe comitiva da Secretaria Nacional dos Portos para avaliar licitação no MUC 03 no Porto de Fortaleza
- Porto de Fortaleza
- há 5 minutos
- 2 min de leitura

A Companhia Docas do Ceará deu mais um passo rumo à licitação do MUC 03 – área com registro de movimentação e armazenagem de granéis sólidos minerais.
Os representantes da CDC receberam uma comitiva da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos (SNP), vinculada ao Ministério de Portos e Aeroportos (Mpor).
Participaram das visitas técnicas ocorridas na terça-feira (03/02) e quarta-feira (04/02): o Diretor de Infraestrutura e Gestão Portuária da CDC, Urbano Filho; o Assessor da Presidência, Roberto Loureiro; o Coordenador de Marketing, Mário Jorge Cavalcanti; a Coordenadora do Centro Vocacional Tecnológico Portuário, Aline Pontes; o Analista Portuário, Oswaldo Fontenele, a Coordenadora de Gestão Portuária, Ana Paula Schnorr, e demais colaboradores da empresa pública federal responsável pela gestão do Porto de Fortaleza.
EVTEA
As visitas técnicas ao MUC 03 tiveram o objetivo de avaliar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) do Terminal de graneis sólidos minerais do Porto de Fortaleza.
Depois de aprovado, o documento será encaminhado à Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ), responsável pela abertura da Consulta Pública.

Comitiva da Secretaria Nacional dos Portos
Estiveram na comitiva da SNP: o Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos (SNP), Gustavo Ramalho e o Analista de Infraestrutura da Secretaria Nacional de Portos e Aeroportos (SNP), Miguel Munemori.
A equipe técnica do Laboratório de Transportes e Logística da Universidade Federal de Santa Catarina (LabTrans/UFSC) – instituição contratada pelo Mpor para elaborar o projeto também veio à CDC.
Participaram do encontro: o Gerente de Projetos Rodrigo Nohra; a Líder Técnica do Projeto, Daniele Sehn, o Economista, Bruno Duarte, e Engenheiro Civil, Rafael Ecco.

Objetivo da licitação do MUC 03
O MUC 03 registra a movimentação e a armazenagem de granéis sólidos minerais, de forma que, com a licitação, a expectativa é que haja um maior aporte de investimentos previstos para a modernização do terminal: reforma do armazém A-4; construção de dois novos armazéns e instalação de novos equipamentos de movimentação de granéis sólidos minerais.
Fertilizantes
Também há a expectativa de que a licitação promova um aquecimento no setor de fertilizantes, uma vez que, conforme o Plano Mestre do Porto de Fortaleza, o consumo no Ceará representa 0,4% da demanda nacional - o que evidencia um potencial relevante de movimentação do produto para outras regiões do país, inclusive por cabotagem.
Com isso, a iniciativa da CDC se adequa ao Programa de Arrendamentos Portuários (PAP) do Governo Federal.

Desenvolvimento do Porto de Fortaleza
O projeto de modernização do MUC 03 contribui para o crescimento econômico do Porto de Fortaleza, vez que os investimentos impulsionarão a importação de granéis, por causa da proximidade do Porto ao mercado europeu e norte-americano.
As consequências poderão gerar empregos, renda e aumentar a arrecadação tributária em Fortaleza e no Estado.





