Docas do Ceará recebe executivos da CMA Terminals: operadora do terminal de contêineres do Porto de Fortaleza
- Porto de Fortaleza
- 15 de ago.
- 1 min de leitura

O Diretor-Presidente da Companhia Docas do Ceará, Lucio Gomes, recebeu, na última terça-feira (12/08), a visita da Head Office da CMA Terminals, Julie Bigorne.
De nacionalidade francesa, a executiva administra, em Marselha – cidade no sul do país, a 775 quilômetros da capital Paris, todos os terminais portuários da empresa ao redor do mundo.
Mesmo com a agenda concorrida, a executiva fez questão de conhecer o Brasil e escolheu a capital cearense como destino, onde a empresa é operadora e arrendatária provisória do Terminal de Contêineres do Porto de Fortaleza, desde abril de 2023, quando venceu o certame conduzido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ).
Números da CMA Terminals no Porto de Fortaleza
Nesse intervalo de quase dois anos e meio, mais de 80 milhões de reais já foram investidos em infraestrutura portuária. O aporte trouxe resultados expressivos na movimentação de contêineres, que passou da marca de 56.860 TEUs, em 2022, para 101.721 TEUs, em 2024, segundo a ANTAQ. (A unidade TEU em logística é equivalente a um contêiner de 20 pés).

Reunião
A reunião abordou os temas da navegabilidade do Porto de Fortaleza; das possíveis ampliações do calado e da requalificação das estruturas operacionais, incluindo todo o cais.
Também participaram do encontro a líder de projetos da CMA Terminals, em Marselha, Audrey Hecke; o Diretor Financeiro da CMA Terminals, Armando Carreira; o CEO da CMA Terminals, Sérgio Lima e o Assessor da Presidência da Companhia Docas do Ceará, Roberto Loureiro.

Comentários