A sustentabilidade no setor portuário por meio da inovação, modernização e redução de custos foi tema central da primeira edição do Inova Portos, organizado pelo Porto de Itaqui (MA) com apoio do Ministério da Infraestrutura e da Associação Brasileira das Empresas Portuárias e Hidroviárias (Abeph). Durante dois dias, ontem e hoje (04 e 05 de abril), representantes da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários, da Secretaria da Ciência e Tecnologia do Maranhão, da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e do Ministério da Economia, além dos já citados acima, promoveram um rico debate sobre o tema.
A abertura oficial do evento contou com uma breve fala da diretora-presidente da Companhia Docas do Ceará e presidente da Abeph, Mayhara Chaves, deixando para a manhã desta terça-feira a apresentação sobre “A cultura de inovação no setor portuário brasileiro”. Representando os portos públicos, a associação, presidida pela primeira vez por uma mulher, criou vários grupos de discussão para, entre outras coisas, melhorar a comunicação dos portos. “Quando a gente olha para a tecnologia e inovação, entende que não precisa de um gasto absurdo. Coisas simples, presentes no nosso dia a dia, já trarão resultados sem a necessidade de se gastar muito”, pontua Mayhara Chaves.
Uma grande aliada nesse processo, avalia a diretora-presidente da CDC e presidente da Abeph, é a comunicação. Ela lembra a mudança na legislação, que exige uma atualização anual, e que gestores precisam ir em busca da modernização e, consequentemente, estar mais preparados para as mudanças no setor portuário. “A Abeph vem firmando diversas parcerias. Conseguimos reunir cerca de 100 pessoas do Brasil todo para participar, discutir e aprender por meio dos nossos treinamentos”. Mayhara explica que cursos como o de ISG estão na lista dos que serão realizados no decorrer deste ano, com o objetivo de ser incorporado ao planejamento estratégico dos portos, visado sempre melhorias contínuas.
Comentarios