top of page

Porto de Fortaleza bate novo recorde de movimentação de cargas

Atualizado: 26 de jan. de 2021

Com um total de 2.798.173 toneladas nos sete primeiros meses deste ano, o Porto de Fortaleza já registra um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram movimentadas 2.509.256 toneladas.


O planejamento comercial colocado em prática pela diretoria da Companhia Docas do Ceará tem direcionado a movimentação de cargas no Porto de Fortaleza para um ano bastante promissor, mesmo em meio à crise econômica e do novo coronavírus.

Com um total de 2.798.173 toneladas nos sete primeiros meses deste ano, o Porto de Fortaleza já registra um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2019, quando foram movimentadas 2.509.256 toneladas. O destaque vem se mantendo com os granéis sólidos, cereais e não cereais, que responderam por 1.332.037 toneladas e crescimento de 24% se comparado com o mesmo acumulado no ano passado (1.071.722 toneladas). A variação foi de 41% para os granéis sólidos, 16% para carga geral e 7% para os granéis líquidos.


O foco nas cargas que o Porto de Fortaleza movimenta com maior eficiência vem mostrando que o nosso planejamento estratégico foi bem sucedido. Pelos resultados mensais obtidos até aqui, devemos consolidar esse crescimento no fechamento do ano.

Mayhara Chaves - Diretora Presidente da Companhia Docas do Ceará


No período analisado, 431 navios atracaram no Porto de Fortaleza e em julho as principais cargas movimentadas foram trigo (em sua maioria da Argentina, mas também dos Estados Unidos e Canadá), manganês, clínquer, escória, tarugo e partes de pás eólicas, além de 1.442 unidades de contêineres. Em relação ao combustível, este insumo chega no porto por longo curso e também cabotagem (percurso entre portos dentro do país) vindo de Suape, Itaqui, Barra do Riacho, São Sebastião, Santos, Rio de Janeiro, Bacia Petrolífera do Espírito Santo, Aratu, Belém, e do exterior vem principalmente de Houston, New Orleans International APT e Belmont, entre outros.

bottom of page