top of page

Membros da CIPA da CDC participam de curso de formação


Com uma carga de 20 horas/aula, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (CIPA) da Companhia Docas do Ceará participou, no decorrer desta semana, do curso de formação dos membros eleitos pelos empregados e indicados pela administração no último mês de agosto. Entre os temas abordados: meio ambiente; riscos da atividade; processo de trabalho; técnicas de análise de risco; investigação de acidentes; doenças ocupacionais; noções sobre previdência e leis trabalhistas que envolvam a área de segurança e saúde do trabalhador; higiene do trabalho e a implementação das medidas de controle; além de organização e atribuições da CIPA. As aulas foram predominantemente teóricas e os exemplos práticos demonstrados por meio de imagens e vídeos.


A CIPA é instituída tanto pela administração do Porto de Fortaleza quanto pelos colaboradores. Juntos, os eleitos e indicados analisarão as situações de segurança do trabalho dentro da companhia. Segundo o presidente da Comissão, Saulo Nogueira, "essa comissão tem extrema importância para a prevenção de acidentes, além de auxiliar na tomada de decisões e na realização de registros junto à alta administração para mitigar possibilidade da ocorrência de qualquer tipo de acidente no ambiente de trabalho. Em relação ao curso, explica, os que não puderam participar nesta semana serão contemplados posteriormente, já que todos devem receber o treinamento."


A Norma Regulamentadora número 5 (NR5), emitida pelo Ministério da Economia, na parte do trabalho, visa normatizar as regras para formação da CIPA que cada empresa deve seguir de acordo com seu porte, definindo o número mínimo de colaboradores representados, como deve ser realizado o processo eleitoral e a frequência com que o pleito deve ser realizado.


Gestão 2020-2021

- Presidente: Saulo Furtado Nogueira

- Suplente de Presidente: José Luciano Castelo Branco

- Vice-presidente (eleito por maioria dos votos): Francisco Gomes da Silva

- Titular da CIPA (eleito por maioria dos votos): Antônio Ernani Oliveira de Melo

- Suplente do vice-presidente (eleito por maioria dos votos): Pedro Belusio Júnior

Suplente do titular da CIPA(eleito por maioria dos votos): Cláudio Alexandre Carvalho Holanda

- Representantes da Diretoria CDC: Ricardo Dohms

- Suplente do membro indicado: Adriano de Carvalho

- Secretária: Andréia Macêdo

- Suplente da Secretária: Juliana Alcântara









Comments


Commenting has been turned off.
bottom of page