top of page

Auditor da CGU-Ce mostra diretrizes para programa de integridade.

A palestra aconteceu na Companhia Docas do Ceará.

O auditor federal de finanças e controle Leonino Gomes Rocha, da Controladoria Geral da União CGU - Regional Ceará, apresentou ao corpo administrativo da Companhia Docas do Ceará uma série de sugestões de como implementar um programa de integridade em empresas públicas. Ações que passam pela prevenção, detecção, punição e remediação. O objetivo maior do encontro que aconteceu em 4 de novembro foi apresentar diretrizes para criar uma cultura permanente de combate à corrupção, através de campanhas e treinamentos.

Segundo Leonino Rocha, de 30% a 40% das denúncias via ouvidoria interna não têm consistência e não são levadas em conta.

O auditor fiscal mostrou ainda a teoria do "Triângulo da Fraude" de Donald Cressey (1953). O triângulo formado por elementos como a "racionalização" ( o que é certo e o que é errado), a "pressão" ( sobre a necessidade que a pessoa tem para fraudar) e a "oportunidade" (percepção sobre a vulnerabilidade do que se pretende fraudar). Para o auditor Leonino, os controles internos são muito importantes e precisam do apoio da alta administração.





bottom of page