Companhia Docas do Ceará recebe da Somos Um diagnóstico sobre as potencialidades do Grande Mucuripe
- Porto de Fortaleza
- há 5 dias
- 2 min de leitura

Os gestores da Companhia Docas do Ceará, tendo à frente o Diretor-Presidente da empresa, Lucio Gomes, receberam da Presidente da Somos Um, Ticiana Rolim, diagnóstico socioambiental dos bairros Mucuripe, Vicente Pinzón e Cais do Porto, região onde o Porto de Fortaleza está situado, apontando potencialidades econômicas e culturais.

Agenda ESG
O estudo é resultado de parceria firmada em novembro de 2024, entre a Companhia Docas do Ceará e a Somos Um, organização social sem fins lucrativos, que ostenta, em seu portfólio, o status de ser signatária do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU) e que, ao mesmo tempo, mobiliza empresas para integrarem seus negócios aos princípios de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anti-corrupção – valores totalmente compatíveis com os interesses da CDC, que busca aprimorar suas ações, ao pilar da sociabilidade: um dos três eixos da agenda ESG.

Riqueza de informações
Os pesquisadores da Somos Um realizaram um vasto levantamento de dados, ao abordarem os aspectos territoriais, socioeconômicos, ambientais, socioculturais e os de legitimidade dos três bairros.
A pesquisa realizada trouxe, por exemplo, informações precisas sobre a qualidade dos assentamentos; os Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada bairro; a renda média dos moradores; os dados relacionados à violência urbana; o número de famílias cadastradas em programas sociais; as informações sobre a cobertura vegetal; os espaços de lazer; as unidades voltadas para a capacitação profissional, entre outros.
Além desse conteúdo, os pesquisadores realizaram, em uma etapa seguinte, oficinas participativas e entrevistas com os moradores – o que reforçou os dados que já haviam sido coletados.


Interação moradores e Porto-Cidade
Essas informações são fundamentais para a CDC, uma vez que, a partir da análise delas, a empresa pública federal implantará medidas administrativas e buscará parcerias que estreitem, ainda mais, os laços entre as atividades portuárias e os moradores.

Comentários