top of page

O Porto de Fortaleza tem história.

A Companhia Docas do Ceará completou 58 anos, em 9 de abril de 2023.

Mas o Porto de Fortaleza já tem 84 anos de história.



Tomando por base o ano de 1939, ano em que se iniciaram as obras de construção do molhe na enseada do Mucuripe, o Porto de Fortaleza acaba de completar 84 anos.

Poucos anos antes, o engenheiro paraense O engenheiro paraense Edgard de Souza Chermont (na foto devidamente equipado com pesado escafandro), foi o então responsável pelos estudos iniciais para a construção do porto. Em 1933, fez diversos mergulhos para conhecer melhor a enseada do Mucuripe, tentando identificar áreas críticas, como pedras submersas e bancos de areia.



Logo depois, a Rede de Viação Cearense construiu a linha férrea Fortaleza-Mucuripe (com 8km de extensão). A única maneira de fazer chegar ao porto as pedras necessárias para a sua construção. A empresa carioca Civilhidro (Companhia Nacional de Construções Civis e Hidráulicas), responsável por construções importantes como o Aeroporto Santos Dumont e o Porto do Rio de Janeiro, foi contratada para construir o Porto de Fortaleza. Para tal, trouxe o guindaste Titã para a construir o molhe. O guindaste Titã, de fabricação inglesa, chegou em Fortaleza em maio de 1939.

Foi trazido no vapor “Itapoan” e chegou todo desmontado (53 peças), pesando 180 toneladas. Ao todo, 267 trabalhadores atuaram junto ao Titã. O equipamento fez parte da paisagem por cerca de vinte anos e seu nome acabou sendo adotado pela praia vizinha ao Porto, a Praia do Titanzinho.


O guindaste Titã, de fabricação inglesa, chegou em Fortaleza em maio de 1939. Foi trazido no vapor “Itapoan” pela empresa carioca Civilhidro. Chegou todo desmontado (53 peças) e pesando 180 toneladas. Ao todo, 267 trabalhadores atuaram junto ao Titã. O equipamento fez parte da paisagem por cerca de vinte anos e seu nome acabou sendo adotado pela praia vizinha ao Porto, a Praia do Titanzinho.

Nas fotos de 1943 podemos ver detalhes como a linha férrea, o guindaste Titã lá no molhe, a movimentação na praia (onde hoje está o Iate Clube) e principalmente parte das 102 colunas de concreto armado utilizadas como fundação (tinham 2 metros de diâmetro e 15,5 metros de altura). Por cima dessas estruturas foi colocada uma laje de concreto para formar o cais de embarque/desembarque, inicialmente com 400 metros.

O vapor “Bahia” foi o primeiro navio a atracar no Porto de Fortaleza (1953). Um dos mais importantes navios da Companhia Brasileira de Navegação a Vapor. Tinha 74 metros de comprimento.

bottom of page