Porto de Fortaleza avança na agenda climática com diagnóstico completo de sua Pegada de Carbono
- Porto de Fortaleza

- 9 de ago.
- 2 min de leitura

A Fundación Valenciaport, instituição referência em sustentabilidade e descarbonização portuária na Europa, contratada pela Companhia Docas do Ceará para elaborar o Plano de Descarbonização do Porto de Fortaleza, finalizou o Relatório da Pegada de Carbono do Complexo Portuário do Mucuripe.
Em 2023, ano referência para o Relatório, foram emitidas 55.985 toneladas de Dióxido de Carbono (CO₂), conforme metodologia reconhecida internacionalmente pelo GHG Protocol Brasil e pelo Puertos del Estado - entidades brasileira e espanhola, respectivamente, com reconhecimento internacional, que gerenciam as emissões de gases do efeito estufa (GEE) por empresas, entre elas, os portos.
Ainda de acordo com o estudo técnico, 98% das emissões estão vinculadas às operações realizadas pelos navios, rebocadores, terminais, caminhões e ferrovias, enquanto 1,2% às outras atividades portuárias.

Importância do resultado
Com esse diagnóstico, a Companhia Docas do Ceará avança com dados técnicos sólidos para fundamentar as futuras medidas administrativas voltadas à redução dos gases do efeito estufa (GEE) e/ou a compensação deles.

Próxima fase
A partir desse diagnóstico técnico-operacional, o projeto avançou para a etapa final do Plano de Descarbonização, que incluiu, nesta semana, reuniões estratégicas com as empresas que integram o complexo logístico-portuário, promovendo discussões sobre os temas da transição energética; eficiência operacional e redução de emissões, com uma visão integrada de curto, médio e longo prazo.
O processo colaborativo mobilizou operadores portuários, terminais arrendados e o corpo técnico da autoridade portuária, criando um ambiente propício à construção de soluções sustentáveis, tecnicamente viáveis e economicamente exequíveis, alinhadas às melhores práticas internacionais.

Parceria com a Fundação ValenciaPort
O plano de trabalho e o cálculo da pegada de carbono – etapas já entregues, além da elaboração do Plano de Descarbonização do Porto de Fortaleza, cuja conclusão está prevista para dezembro deste ano, são os compromissos da Fundação ValenciaPort com a Companhia Docas do Ceará.
O contrato entre as instituições foi celebrado em julho de 2024. Ao adotar uma abordagem baseada em evidências e permanecer alinhada às melhores práticas globais, a CDC reafirma seu compromisso com a agenda ESG, promovendo uma gestão portuária mais sustentável, inovadora e preparada para os desafios da transição energética.









Comentários