top of page

Porto de Fortaleza recebe o primeiro cruzeiro de turistas da alta temporada


O Porto de Fortaleza recebeu, nesta terça-feira (10/10), o primeiro cruzeiro de turistas da alta temporada: o navio National Geograph Explorer, que veio de Belém, no Pará, com 148 pessoas, entre tripulantes e passageiros.

A chegada representa o início da alta estação, temporada comemorada pelo Porto de Fortaleza. “A gente está em uma expectativa muito boa, que 20 mil pessoas visitem nossa cidade, em 9 embarcações, contando com essa, até abril do próximo ano. Números que vão fortalecer o turismo local”, disse o Diretor Comercial da Companhia Docas do Ceará, José Júnior.

A Assessora Comercial da CDC, Aline Pontes, classificou o momento como oportuno. “O Porto de Fortaleza recebe essa embarcação com as máximas expectativas de que possamos propiciar uma alta Estação ainda mais movimentada, em relação ao ano passado. Somos uma cidade com vocação turística e temos todas as possibilidades de prestar um serviço ainda mais qualificado, visando à promoção de hospitalidade e infraestrutura do Porto de Fortaleza”, contou.

O Assessor Técnico da Presidência da CDC, Roberto Loureiro, também comemorou o momento. “Hoje, é um dia simbólico, uma vez que representa o recomeço da movimentação de cruzeiros no Terminal Marítimo de passageiros, pós-pandemia. Há a previsão da chegada de mais 8 navios, até abril do ano que vem. Com isso, há a responsabilidade de operarmos esse equipamento até a entrega para o arrendatário ABA Infraestrutura e Logística, empresa com 35 anos de tradição no mercado e, com expertise de operação, nos terminais do Rio de Janeiro, Salvador e Santos”, disse.




Ainda segundo Loureiro, a empresa tem o objetivo de criar uma rota própria na costa brasileira tirando, dessa forma, a sazonalidade dos cruzeiros internacionais.

O navio National Geograph Explorer segue viagem, nesta quarta-feira (11/12), para Recife, capital pernambucana. A Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, presente à chegada do navio, tem um objetivo muito definido. “Estamos trabalhando para que esses turistas retornem ao Ceará nas próximas férias. É muito vantajoso para o nosso Estado. Até abril de 2024, 20 mil pessoas estão sendo esperadas. Os estudos apontam que cada uma dela gasta, em média, R$ 600, por dia. A nossa missão, portanto, é mostrar todo o nosso potencial, para que eles conheçam melhor o nosso Estado e possam se surpreender com as nossas belezas. Antes de partirem para Recife, eles vão conhecer nossos pontos turísticos e também a cidade serrana de Guaramiranga”, contou.










bottom of page